Mais Lidas

Histórias indígenas de luta e resistência

Globo exibe o especial 'Falas da Terra', que traz 21 depoimentos

DANIEL MUNDUKURU
DANIEL MUNDUKURU -

Respeito e consciência. É assim que os indígenas querem que o dia 19 de abril, hoje, seja visto. E em homenagem à pluralidade e à diversidade cultural dos mais de 300 povos indígenas brasileiros, a Globo exibe logo mais, após o BBB 21, o especial Falas da Terra. A produção traz depoimentos de 21 indígenas, que contam suas histórias de resistência e de luta e dão dimensão da pluralidade e da diversidade cultural do povo que deu origem ao Brasil.

Além de ser um dos convidados a contar sua história, Ailton Krenak, líder do Movimento Socioambiental de Defesa dos Direitos Indígenas, escritor e organizador da Aliança dos Povos da Floresta, é também consultor de Falas da Terra. Ele participou da escolha dos personagens e da criação do projeto. Uma das figuras mais expoentes no movimento indígena, Krenak destaca a importância de se falar e aprender sobre a cultura dos povos originários.

"Nós temos a lei 11.645, que orienta ações educativas de História e Cultura Indígena em nossas escolas, uma abertura recente que deve ser ocupada por novas abordagens da nossa presença na vida brasileira. O dia 19 de abril foi estabelecido como uma convocatória na década de 40, no Congresso Indigenista, para denunciar o genocídio ameríndio. Não celebrando nada, apenas invocando o dever dos Estados nacionais em convocar a mobilização e respeito aos direitos dos povos indígenas", ressalta o escritor.

Comentários