Mais Lidas

É para dar risada, mas também refletir

Yuri Marçal une humor e crítica social em seus trabalhos

Yuri Marçal
Yuri Marçal -

É possível unir humor e crítica social em um espetáculo de comédia? Para o carioca Yuri Marçal, sim. O humorista, de 27 anos, chama atenção dos fãs por fazer uma comédia ácida, que cumpre o objetivo de fazer rir, mas também faz refletir sobre pautas importantes para a sociedade, como a luta antirracista.

"Uma analogia que o Fabio Porchat faz e que eu gosto muito é aquela de você dar o remédio para o cão dentro de um pão. O pão é o humor e o remédio é essa luta antirracista, que é a minha luta como ser humano. Se eu tivesse qualquer outra profissão, essa seria minha luta também. Mas meu objetivo mesmo é fazer rir. Se eu conseguir, em algum momento, trazer a minha realidade na comédia e também dar voz a essa minha luta pessoal, é maravilhoso", diz Yuri.

Longe dos palcos por conta da pandemia do coronavírus, ele encontrou um novo terreno para fazer suas piadas: a internet. E, por sinal, faz muito bem. Transformou suas redes sociais em palco para o seu humor e até no streaming foi parar. Recentemente, estrelou um episódio da série 5X Comédia, que está disponível no Amazon Prime Video. "Amo e vivo dos palcos. E agora a gente não pode mais. Ao mesmo tempo, não posso ignorar que produzi muito conteúdo (na internet) e isso gerou engajamento e seguidores", afirma.

Em agosto, Yuri foi criticado por citar o abuso sexual de uma menina de 10 anos em um vídeo que ironizava o fanatismo religioso. Sobre a cultura do cancelamento, Yuri só enxerga "efeitos negativos". "Cancelar e chamar para responsabilidade são coisas completamente diferentes, porém, a internet, principalmente o Twitter, não sabe diferenciar", reflete. "Aconteceu uma fake news gigante e, até hoje, muita gente acha que eu fiz uma piada que nunca fiz."

Comentários