É possível unir humor e crítica social em um espetáculo de comédia? Para o carioca Yuri Marçal, sim. O humorista, de 27 anos, chama atenção dos fãs por fazer uma comédia ácida, que cumpre o objetivo de fazer rir, mas também faz refletir sobre pautas importantes para a sociedade, como a luta antirracista.
"Uma analogia que o Fabio Porchat faz e que eu gosto muito é aquela de você dar o remédio para o cão dentro de um pão. O pão é o humor e o remédio é essa luta antirracista, que é a minha luta como ser humano. Se eu tivesse qualquer outra profissão, essa seria minha luta também. Mas meu objetivo mesmo é fazer rir. Se eu conseguir, em algum momento, trazer a minha realidade na comédia e também dar voz a essa minha luta pessoal, é maravilhoso", diz Yuri.
Longe dos palcos por conta da pandemia do coronavírus, ele encontrou um novo terreno para fazer suas piadas: a internet. E, por sinal, faz muito bem. Transformou suas redes sociais em palco para o seu humor e até no streaming foi parar. Recentemente, estrelou um episódio da série 5X Comédia, que está disponível no Amazon Prime Video. "Amo e vivo dos palcos. E agora a gente não pode mais. Ao mesmo tempo, não posso ignorar que produzi muito conteúdo (na internet) e isso gerou engajamento e seguidores", afirma.
Em agosto, Yuri foi criticado por citar o abuso sexual de uma menina de 10 anos em um vídeo que ironizava o fanatismo religioso. Sobre a cultura do cancelamento, Yuri só enxerga "efeitos negativos". "Cancelar e chamar para responsabilidade são coisas completamente diferentes, porém, a internet, principalmente o Twitter, não sabe diferenciar", reflete. "Aconteceu uma fake news gigante e, até hoje, muita gente acha que eu fiz uma piada que nunca fiz."
Contra projeto de lei, repórter da Reco...
Primeira cerimônia do Oscar na pandemia...
Latino diz que foi humilhado por Anitta:...
'Estou nervoso e agoniado', diz Gilberto...
Presidente do Vasco se reúne com membro...
Pousadas e hotéis do Sul Fluminense rec...
'Muito orgulhosa', diz Luísa Sonza sobr...
Deputado do PSL se envolve em discussão...
Cariocas desrespeitam medidas restritiva...
Número de mortes por Covid-19 no Brasil...