Mais Lidas

O último adeus ao gênio Nelson Freire

Pianista morreu após cair em casa. Velório foi aberto ao público

Velório do pianista Nelson Freire ocorreu no Theatro Municipal, na Cinelândia
Velório do pianista Nelson Freire ocorreu no Theatro Municipal, na Cinelândia -

Em uma cerimônia aberta ao público, admiradores, familiares e amigos se despediram ontem do pianista brasileiro Nelson Freire, que morreu aos 77 anos na madrugada de segunda-feira, em casa, no bairro do Joá, na Zona Oeste, vítima de uma concussão cerebral, após sofrer uma queda, de acordo com o portal G1.

No velório, realizado no Theatro Municipal, no Centro, músicos prestaram uma homenagem ao pianista por meio de uma apresentação. Artistas, entidades e até mesmo times de futebol lamentaram a morte do músico. 

O pianista seria enterrado no cemitério Memorial do Carmo, no bairro do Caju, na Zona Portuária, mas parentes informaram que o sepultamento acontecerá no mausoléu da família, no município de Boa Esperança, em Minas Gerais, onde o pianista nasceu. Ainda não há informações sobre o traslado do corpo do Rio de Janeiro para Minas Gerais.

A última apresentação de Nelson Freire no Theatro Municipal foi em dezembro de 2018. Em 2019, ele sofreu um acidente durante uma caminhada no calçadão da Praia da Barra da Tijuca e precisou ser submetido a cirurgias no ombro. O retorno aos palcos estava previsto para 2020, mas devido à pandemia de covid-19, seus recitais foram cancelados.

Nascido em 1944, na cidade de Boa Esperança, em Minas Gerais, Freire demonstrou seu talento com o piano precocemente. Aos 3 anos de idade, já tocava o instrumento e impressionava familiares. Já aos 24 anos, estreou com a Orquestra Filarmônica de Nova York. Freire, então, conseguiu conquistar sucesso internacional. Já tocou em mais de 70 países e foi o único brasileiro a ser incluído na Great Pianists of the 20th Century.

Comentários