Mais Lidas

É mais do que parece

Flamengo x Boavista é a final da Taça Guanabara mais frequente na última década

Nada de Vasco, Fluminense ou Botafogo. Na última década, o confronto que mais se repetiu em decisões da Taça Guanabara foi Flamengo e Boavista, que disputarão a final pela terceira vez em nove anos, sábado, às 18h, no Maracanã.

Apesar da presença não tão rara em decisões, o Verdão de Saquarema ainda não conquistou a Taça Guanabara. Em 2011 e 2018, o Rubro-Negro levou a melhor. Primeiro, garantiu o título com um belo gol de falta de Ronaldinho Gaúcho, em vitória por 1 a 0, no Nilton Santos. No ano retrasado, Kadu Fernandes (contra) e Vinicius Junior deram a vitória por 2 a 0 ao clube da Gávea.

O segundo duelo que mais se repetiu foi Fluminense e Vasco, que se enfrentaram em duas oportunidades (2012 e 2019), com um título para cada lado. O Tricolor e o Cruzmaltino frequentaram duas decisões cada um, enquanto o Botafogo esteve na final uma vez. Já o Flamengo, além de ser a equipe que mais foi à decisão (quatro), contando com a atual, é o que mais vezes sarou-se campeão, com três títulos — só foi batido em 2017, pelo Fluminense. Vale ressaltar que não houve final de 2014 a 2016, quando a Taça Guanabara foi disputada por pontos corridos.

Historicamente, o Rubro-Negro também é o clube que mais vezes faturou o primeiro turno do Carioca, com 21 títulos. Vasco (13), Fluminense (10) e Botafogo (8) aparecem a seguir. Já América, Americano e Volta Redonda foram campeões uma vez cada um.

Fundado em 2004 por um grupo de empresários, o Boavista busca o primeiro título de expressão no cenário regional. Até agora, o clube originado do extinto Esporte Clube Barreira tem como principais conquistas a Segunda Divisão do Campeonato Carioca, em 2006, e a Copa Rio, em 2017.