Mais Lidas

Coronavírus: ministro da Itália anuncia decisão sobre retorno do futebol nos próximos dias

Político participou de reunião virtual com representantes da federação italiana, de jogadores e das associações de árbitros

Tottenham Hotspur's Harry Kane (R) kicks the ball during the International Champions Cup football match between Juventus and Tottenham Hotspur in Singapore on July 21, 2019. (Photo by Roslan RAHMAN / AFP)
Tottenham Hotspur's Harry Kane (R) kicks the ball during the International Champions Cup football match between Juventus and Tottenham Hotspur in Singapore on July 21, 2019. (Photo by Roslan RAHMAN / AFP) -
O ministro do Esporte da Itália, Vincenzo Spadafora, anunciou, nesta quarta-feira, que terá uma decisão para a retomada da prática dos treinamentos dos clubes de futebol nos próximos dias. O político participou de uma reunião virtual de duas horas com representantes da federação italiana, da liga da Série A e de jogadores e das associações de árbitros.

"Escutei com muita atenção as diversas posições que emergiram e, nos próximos dias, depois de uma conversa com o Ministério da Saúde e o Comitê Técnico Científico, divulgaremos as disposições atualizadas no mérito da possibilidade e das modalidades para uma retomada dos treinamentos", informou Spadafora, em uma nota. "A reunião ajudou a aprofundar aspectos ligados à possibilidade de retomada dos treinamentos com a máxima segurança pra os atletas e treinadores das equipes esportivas."

Anteriormente, Spadafora disse ao Senado italiano que "estamos cientes de que temos que recomeçar porque o esporte é importante como ponto econômico e valor social, mas faremos isso com absoluto respeito pela saúde de todos", afirmou o ministro. "Sabemos muito bem que o futebol é valorizado como um fator econômico ativo, mas sabemos também que o esporte não é apenas futebol e que o futebol não é apenas a Série A."

A Itália tem sido um dos países mais afetados pela covid-19 e o futebol profissional está suspenso desde 9 de março. A Federação Italiana quer completar a disputa da temporada.