Mais Lidas

Covid-19 paralisa obras para o Mundial de 2022

Estádios pra Copa do Catar estão em fase avançada de construção

Catari passeia pelo gramado do estádio Al Baytm em Doha
Catari passeia pelo gramado do estádio Al Baytm em Doha -

Por determinação do Governo do Catar, as obras nos estádios para a Copa do Mundo de 2022 foram paralisadas. A ordem veio depois que vários trabalhadores foram diagnosticados positivamente com o novo coronavírus.

Pelo menos oito trabalhadores tiveram os casos de Covid-19 confirmados. Eles atuavam nas construções dos estádios Al Thoumama, Al Rayyan e Al Bayat, três dos sete novos que estão sendo erguidos para a Copa do Mundo.

Segundo informações do Comitê Organizador da Copa, os operários infectados recebem acompanhamento médico gratuito e não tiveram seus salários cortados. A Fifa e todos os envolvidos na organização do torneio do Catar não quiseram avaliar possíveis atraso por causa da interrupção das obras.

Ao todo, a competição contará com oito instalações modernas e será realizada entre novembro e dezembro de 2022. As autoridades do país asiáticos demonstram preocupação com o aumento do número de operários infectados, uma vez que eles também atuam nas obras de infra-estrutura do Catar, outra atividade que foi suspensa. Boa parte dos trabalhadores é de origem asiática e vive em regiões periféricas de Doha, como a Asian Town, bairro onde moram aproximadamente 50 mil imigrantes.

O Catar colocou em prática uma quarentena parcial ainda no fim de fevereiro, com suspensão das aulas em todas as escolas, as universidades e o fechamento de lojas. O Governo agiu rápido e intensificou o isolamento em março, quando eventos públicos foram cancelados, inclusive no Esporte.