Mais Lidas

Maracanã comemora 70 anos com exposição em 3D

História do estádio será celebrada pelo eMuseu do Esporte com tecnologia inovadora

Estádio do Maracanã
Estádio do Maracanã -
O aniversário do estádio mais festejado do Brasil acontecerá no próximo dia 16 (terça-feira). E se o torcedor está com saudade desse gigante, não haverá problema: o eMuseu do Esporte vai inaugurar neste dia uma exposição virtual sobre o estádio, que faz parte da nossa história esportiva brasileira e referência em todo o mundo. Pretende-se no caso, viajar no tempo sem sair de casa, porque o eMuseu do Esporte proporciona uma experiência inesquecível: basta acessar o link emuseudoesporte.com.br para se emocionar com as lembranças do amigo “Maraca”. O eMuseu do Esporte tem o objetivo de celebrar a memória do esporte e seu legado em um formato inovador e colaborativo. O patrocínio do projeto é da Enel Distribuição Rio, em conjunto com a Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Rio, por meio da Lei de Incentivo do Esporte, do Governo Estadual.
Toda a navegação na expo do Maracanã se dá através de uma plataforma 3D, em uma visita guiada pelo eMuseu do Esporte. A iniciativa alia a tradição de um museu físico às inovações da tecnologia. Nesta exposição, o visitante vai se encantar com imagens da construção do estádio, no fim dos anos 40; rever de perto da derrota na final da Copa de 50; festejar as classificações para os Mundiais de 70 e 94; se emocionar com o milésimo gol de Pelé; dar adeus à genialidade de Garrincha; e sentir mais uma vez o brilho das Olimpíadas de 2016. Passagens marcantes dos clubes no Maracanã também são eternizadas na exposição, assim como apresentações de grandes astros da música internacional e nacional: Frank Sinatra, Roberto Carlos, dentre outros. A curadoria desta exposição contou com a SUDERJ, e com os Professores Dr. Lamartine DaCosta (UERJ), Dr. Silvio Telles (UERJ e UFRJ), Ms. Rodrigo Vilela e Caio Serpa, os dois últimos são alunos do Programa de Pós Graduação em Ciências do Exercício e do Esporte da UERJ.
Lançamento do eMuseu
Com apoio de colecionadores, o eMuseu do Esporte terá oito galerias virtuais permanentes, que serão lançadas em junho e julho deste ano, em uma plataforma 3D: Enel; Confederação Brasileira de Basketball (CBB); Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa); Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM); Comitê Brasileiro do Esporte Master (CBEM); Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB); Museu Galeria Olímpica; e Desporto Militar. Esses espaços terão um tour virtual com exposição de acervos digitais inéditos, possibilitando experiências imersivas aos participantes.
O eMuseu do Esporte é uma idealização do Prof. Dr. Lamartine DaCosta e da Profa. Dra. Bianca Gama, com realização da startup Gama Assessoria, em parceria com a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), através da Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Sociais e Cooperativas Sociais (ITECS).
Acompanhe e compartilhe as nossas postagens nas redes sociais, siga o perfil do Instagram, @emuseudoesporte_oficial e curta a nossa página no Facebook.