Mais Lidas

Eliminatórias Sul-Americanas para Copa do Mundo de 2022 podem acontecer na Europa

Pandemia do novo coronavírus seria o principal motivo da mudança

Rio de Janeiro - RJ  - 07/07/2019 - Futebol - Copa America 2019 - partida valida pela final - Brasil x Peru -  Estadio Maracana, Maracana, zona norte do Rio - na foto, gol e comemoraçao do segundo gol do Brasil. Gabriel Jesus -  Foto Reginaldo Pimenta / Agencia O Dia
Rio de Janeiro - RJ - 07/07/2019 - Futebol - Copa America 2019 - partida valida pela final - Brasil x Peru - Estadio Maracana, Maracana, zona norte do Rio - na foto, gol e comemoraçao do segundo gol do Brasil. Gabriel Jesus - Foto Reginaldo Pimenta / Agencia O Dia -
Embora a FIFA tenha estabelecido que, no mês de setembro, as eliminatórias Sul-Americanas para a próxima Copa do Mundo, que será realizada no Catar em 2022, começarão a ser disputadas, a ideia de que os jogos ocorram na Europa não estão descartada, principalmente pela pandemia do novo coronavírus ter como foco atual o continente.

O jornal uruguaio Ovación divulgou as informações sobre essa possibilidade e acrescentou que existem várias razões que ajudariam a tornar isso realidade. Uma delas é que a maioria dos jogadores das equipes nacionais jogam na Europa.
Na reportagem é apontado que a única equipe prejudicada seria a Bolívia, levando em conta que poucos jogadores do país jogam fora daquele país e que, se essa situação ocorrer, os atletas bolivianos teriam que viajar antes para o cumprir o isolamento.

O jornal também aponta que a mudança poderia evitar problemas com a liberação dos jogadores pelos times europeus. Isso porque, se os jogos ocorrerem na América do Sul, o retorno dos atletas aos clubes demoraria mais tempo do que o habitual, já que os jogadores precisariam cumprir os respectivos protocolos de segurança e isolamento dos países.

Jogar as eliminatórias na Europa também permitiria a cada equipe jogar três jogos em sete dias e, assim, impedir que o calendário se acumulasse ainda mais. Além disso, evitaria o estabelecimento de diferentes protocolos de segurança em cada cidade que os atletas teriam que visitar para realizar as partidas. Isso, na teoria, criaria menos riscos.

Segundo o jornal, outro ponto que ajudaria a dar o aval à ideia é que, levando em conta o que aconteceu com a final da Copa Libertadores 2018, disputada em Madri, e que gerou um grande impacto no território europeu, a participação nos playoffs poderia gerar interesse muito mais amplo para o futebol sul-americano.

Por enquanto, porém, a FIFA programou as duas primeiras rodadas entre 2 e 10 de setembro. O Brasil faz sua primeira partida no dia 4, contra a Bolívia, no Maracanã.