Mais Lidas

Atleta do Século, Pelé transformou a história do esporte e do Brasil no mundo

O Rei do Futebol completa 80 anos nesta sexta-feira

(FILES) In this file picture taken on November 14, 1997 Brazilian football
(FILES) In this file picture taken on November 14, 1997 Brazilian football "King" Edson Arantes do Nascimiento "Pele" poses for photographers before holding a press conference in a hotel in Madrid. - Brazilian football legend Pele turns 80 on October 23, 2020. (Photo by DOMINIQUE FAGET / AFP) -

O dia 23 de outubro de 1940 é especial na história do Brasil. Nascia o Atleta do Século, o Rei do Futebol, a Majestade das Quatro Linhas, aquele que mudaria para sempre a história do esporte o transformando no mais popular do mundo e também colocaria o Brasil no cenário mundial. Hoje, Edson Arantes do Nascimento completa 80 anos. O Rei Pelé que revolucionou o futebol, colecionou muitas conquistas e também foi uma figura marcante fora dos gramados. O MEIA HORA faz uma homenagem a essa figura que é uma das maiores personalidades da história do nosso país. Parabéns, Rei!

Antes de Pelé, o Brasil não tinha títulos de Copa do Mundo e não estava entre as seleções mais respeitadas naquela época. Aos 17 anos, o menino chegou à Suécia como aposta, ganhou a titularidade e carregou a Seleção ao seu primeiro título mundial, em 1958, com direito a uma atuação de gala na grande final. O camisa 10 marcou dois gols na goleada sobre os donos da casa por 5 a 2, sendo o jogador mais jovem a balançar as redes em final de Copa. A partir daí, Brasil e Pelé passaram a ser sinônimo de futebol bem jogado.

Em seguida, com a presença de outros grandes jogadores, Pelé e cia conquistaram mais duas Copas (1962 e 1970), ultrapassando naquela época o Uruguai em número de títulos. Com a taça levantada no México, o Brasil ficou com a posse definitiva da Taça Jules Rimet. Único tricampeão mundial como jogador, o Rei também lidera a lista de artilheiros da Seleção, com 95 gols em 115 partidas.

Pelo Santos não foi diferente. Antes do Rei, o Peixe jamais tinha conquistado o Campeonato Brasileiro, Libertadores e Copa Intercontinental. Pelé foi hexacampeão nacional, bicampeão da América e do Mundial de Clubes. Maior artilheiro da história do futebol, foram poucos jogos em que o camisa 10 não balançou as redes. Em 1.116 jogos, marcou 1.091 gols. Simplesmente Pelé. Ao todo, o Rei fez 1.281 gols em 1.363 jogos.

Tantas conquistas e a soberania no esporte fizeram com que Pelé fosse reconhecido como o maior jogador de todos os tempos. E a soberania do superatleta transcendeu o futebol. O Comitê Olímpico Internacional também o elegeu como Atleta do Século, mesmo ele nunca tendo atuado em uma partida das Olimpíadas.

Polêmicas e vida pessoal

Acostumado a driblar seus adversários dentro de campo, Pelé não conseguiu evitar as polêmicas fora dele. Ao longo da sua carreira, o melhor jogador da história lidou com alguns momentos turbulentos. Como foi o caso do seu relacionamento com a apresentadora Xuxa Meneghel. Segundo Xuxa em seu livro Memórias, partiu dela a decisão de terminar o relacionamento após descobrir diversas traição do então atleta.

O Rei do Futebol também se envolveu em polêmicas com o ex-jogador Diego Maradona. O ídolo argentino estimulava uma rivalidade com Pelé e afirmava ter sido o melhor jogador de todos os tempos. O Pibe costumava utilizar um tom pejorativo e chamar o Rei do Futebol de "El Negro". Tal declaração rendeu críticas a Maradona, que foi acusado de racismo.

Apesar da "guerra" entre os dois, tudo parece ter sido resolvido e a dupla prometeu acabar com as brigas e deixar a rivalidade de décadas. Recentemente, quando Pelé se submeteu a um procedimento cirúrgico, Maradona postou uma foto desejando força ao brasileiro e o chamando de Rei.

Outra polêmica que Pelé se envolveu no futebol foi em relação a Romário. Após ter sido aconselhado pelo Rei do Futebol a encerrar sua carreira, o ex-atacante campeão do mundo com a Seleção Brasileira criticou Pelé e afirmou que o tricampeão do mundo "calado era um poeta".

'Não tem preço'

Um privilégio para para aqueles que viram Pelé jogar e, principalmente, para os que puderam atuar ao seu lado dentro de campo. Há quem possa desfrutar disso tudo e ainda chamá-lo de amigo. É o caso de Clodoaldo, que atuou com o camisa 10 por oito anos no Santos e na Seleção. Suas trajetórias continuaram caminhando lado a lado, mesmo após a aposentadoria. "Foram muitos momentos fantásticos. Joguei com ele oito anos. Foram oito anos jogando, tendo esse privilégio, mas nós tivemos uma vida juntos, de companheirismo, mesmo após o fim da nossa carreira. Meu maior privilégio é ser amigo dele. Isso é muito gratificante, ter esse privilégio de continuar fazendo parte da vida dele, é algo que não tem preço", disse Clodoaldo.