Mais Lidas

Carioca 2021 prevê multa para clube que não escalar força máxima

Regulamento da competição prevê pena para concorrentes que não apresentarem motivo justo para não escalar força máxima após a terceiro rodada

O novo regulamento do Campeonato Carioca prevê multa para o clube que não escalar força máxima
O novo regulamento do Campeonato Carioca prevê multa para o clube que não escalar força máxima -
Rio - Com o objetivo de evitar o esvaziamento do Campeonato Carioca, o regulamento para a edição de 2021 apresentado pela Federação de Futebol do Rio (Ferj), aprovado pelos clubes no arbitral realizado no fim do ano passado, prevê multa para o clube que não escalar 'força máxima' a partir da quarta rodada da Taça Guanabara. O artigo 41 estabelece como exceção um 'justo motivo' apresentando por qualquer participante para não escalar a equipe considerada principal.

É válido destacar que no Campeonato Carioca de 2020, Botafogo, Flamengo e Vasco usaram jogadores reservas ou recém-promovidos da base nas primeiras rodadas da Taça Guanabara. O valor da multa é do valor correspondente à cota fixa de direitos de TV e o dinheiro será dividido entre os clubes participantes. 
O atraso no calendário, em função da pandemia do novo coronavírus, não facilita o planejamento de Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco. Com a prorrogação do Campeonato Brasileiro até o dia 25 de fevereiro, os clubes não terão tempo para organizar pré-temporada e validar o período de férias de 30 dias para os jogadores. Na próxima semana terá início a primeira fase da Libertadores, com vaga garantida pelo Tricolor. O Carioca começa na primeira semana de março, mês previsto para o pontapé da Copa do Brasil. O Brasileiro será retomado em maio.
É preciso destacar que os jogos atrasados pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2022, no Catar, serão 'compensados' em 2021, assim como a realiação da Copa América, entre junho e julho, após o adiamento no ano passado. Entre julho e agosto, é a vez dos Jogos Olímpicos de Tóquio. Devido ao apertado calendário, a multa talvez se torne uma realidade para os quatro grandes do Rio.
O Flamengo acertou período de folga para o grupo principal ao término do Brasileirão, mas informou que no Fla-Flu do dia 20, pela terceira rodada, que todo elenco estará à disposição. O Rubro-Negro está classificado para a Libertadores. Garantido, o Tricolor ainda busca a vaga direta para a fase de grupos e iniciará o Carioca com o time sub-23.

Rebaixado para  Série B, o Botafogo sofrerá uma considerável reformulação do elenco e, a tendência, é que dispute a Taça Guanabara com a nova base que será montada. O planejamento do Vasco depende da permanência ou não na Primeira Divisão, que pode ser definida na próxima rodada contra o Corinthians.
O que diz o regulamento?
Confira o texto do Art. 41:

"A associação que, sem justo motivo, assim reconhecido pelo DCO da FERJ, após a 3ª Rodada da Taça Guanabara, deixar de utilizar sua equipe considerada principal, perderá o valor correspondente a totalidade de sua cota fixa de direito de transmissão e, caso já as tenha recebido ou não faça jus, pagará uma multa equivalente a esse valor, que será revertida em benefício dos demais clubes participantes do campeonato."