Mais Lidas

Experiências para formar a SELEFLA

Paulo Sousa fará vários testes na equipe e Pedro pode jogar ao ladinho de Gabigol

Atacante faz a sua característica reverência, no Centro de Treinamento do Ninho do Urubu
Atacante faz a sua característica reverência, no Centro de Treinamento do Ninho do Urubu -

Apelidado de "romântico" pela torcida rubro-negra, Paulo Sousa deve mexer consideravelmente na forma de o time atuar e, com isso, Filipe Luís pode sofrer mudança tática. No momento ofensivo, o treinador gosta de jogar no esquema tático 3-4-1-2, com uma espécie de três zagueiros, mas nem sempre com três atletas oriundos da posição.

Geralmente, um dos laterais torna-se defensor, enquanto o outro recebe maior liberdade para virar ponta. Filipe Luís é quem deve ficar mais preso, ajudando na saída de bola.

É possível também haver troca simultânea entre os laterais. Uma hora Filipe Luís e na outra Maurício Isla ocupa a posição de 'terceiro zagueiro'. Em outro setor no campo, no ataque, Pedro é quem tem grande chance de ser ganhar mais chances.

Isso porque, Sousa não se opõe a atuar com dois atacantes mais fixos, embora também jogue com apenas um, no 3-4-2-1. Com isso, o atacante pode fazer dupla com Gabigol.

Apesar das preferências táticas, Paulo Sousa também é um técnico que se notabiliza pela capacidade de adaptação às peças que têm no elenco.

Com isso, não é descartado o treinador armar o Flamengo no 4-4-2 ou no 4-2-3-1, formações que o time rubro-negro está mais habituado em usar nas últimas temporadas.

Paulo Sousa está estudando minuciosamente o elenco e já deve imaginar qual formação tática usará no Flamengo. Com o atual plantel, o treinador consegue 'desenhar' o time conforme prefere.

A partir de segunda-feira, Paulo Sousa começará dar as cartas. Mas antes terá um bate-papo com os jogadores para, justamente, tirar o melhor de cada um.