Pequeno passo: CBF se compromete a apoiar a criação de uma liga

Clubes esperam ter ainda em 2022 um formato para a nova estrutura do futebol brasileiro

Sede da CBF, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro
Sede da CBF, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro -
No mesmo dia em que aconteceu a Assembleia Geral para definir a próxima eleição, a CBF se reuniu com dirigentes dos clubes e se comprometeu a apoiar a criação de uma liga para organizar o Campeonato Brasileiro. A informação é do site 'Ge'.
Em troca do apoio, a CBF conseguiu que os clubes aceitassem a atual distribuição de votos para a eleição, com as 27 federações tendo peso três e os participantes das Séries A, dois, e da B, um. O candidato único na eleição será o atual presidente interino, Ednaldo Rodrigues.
Apesar de mais um passo dado para a criação da liga, o caminho ainda é longo. Tanto que a reunião na segunda-feira foi apenas a segunda para tratar do assunto e ainda há muitas arestas a serem aparadas. Ainda assim, houve avanço principalmente no diálogo entre os dois grupos que tratam dos interesses dos clubes: o 'Forte Futebol', formado por dez clubes que se dizem emergentes, e o que tem o Flamengo mais os quatro grandes de São Paulo e o RB Bragantino.
A expectativa é que ainda em 2022 haja um avanço considerável, principalmente para já haver um formato pensado para a venda comercial da liga.