Mais Lidas

Vencedor da Bola de Ouro se junta ao exército ucraniano contra Putin

Jogador conquistou o prêmio em 1986, ainda na época da União Soviética

Igor Belanov junto ao exército
Igor Belanov junto ao exército -
O ex-jogador Igor Belanov, vencedor do tradicional prêmio Bola de Ouro no ano de 1986, se alistou no exército ucraniano para defender o país no conflito com a Rússia.

A informação foi divulgada nesta quinta-feira (7) pela página 'Ukraine World' no Twitter, que compartilhou uma foto do ex-astro do Dínamo Kiev e da seleção da União Soviética, ao lado de outros três combatentes.

Do you recognize this man on the left? It's Igor Belanov, a football star of Dynamo Kyiv, ballon d'or 1986 (best player in Europe). Now supporting Ukraine's fight. -- 1986 was a beautiful year for Dynamo Kyiv: it won the UEFA Cup Winners' Cup, and Belanov was one of key stars pic.twitter.com/ZVnAvTM5eT

— UkraineWorld (@ukraine_world) April 6, 2022


Belanov, hoje com 61 anos, tem dupla nacionalidade (ucraniana e russa) e se destacou com a camisa do Dínamo Kiev. O prêmio conquistado em 1986 veio depois de uma bela atuação na Copa do Mundo de 1986, quando a União Soviética foi eliminada pela Bélgica nas oitavas de final.

Com a liberação do governo soviético para que os jogadores pudessem atuar fora do país, Belanov fez carreira na Alemanha e por lá defendeu Borussia Mönchengladbach e Eintracht Braunschweig. Nos últimos anos, ele exerceu a função de consultor na Federação Ucraniana de Futebol.