Mais Lidas

Fifa rejeita denuncia do Chile e confirma Equador na Copa do Catar

Federação chilena irá recorrer de decisão da entidade máxima do futebol

Globo admite prejuízo com Copa do Mundo
Globo admite prejuízo com Copa do Mundo -
Rio - Após semanas, a Fifa definiu a situação envolvendo a vaga do Equador na Copa do Mundo. O Comitê de Disciplina da entidade rejeitou a denúncia do Chile e manteve a seleção equatoriana, classificada no campo, como representante do futebol sul-americano na competição do Catar. A federação chilena deverá recorrer sobre a decisão.
Byron Castillo - Foto: Reprodução/Instagram
Byron CastilloFoto: Reprodução/Instagram
No último mês, a Federação de Futebol do Chile enviou uma denúncia ao comitê por conta da escalação do jogador Byron Castillo em jogos das Eliminatórias. O atleta, de 23 anos, teria utilizado uma certidão de nascimento falsa, declaração de idade falsa e falsa nacionalidade.
O processo movido pelo Chile afirmava existir inúmeras provas de que o jogador nasceu na Colômbia, e não no Equador. Além disso, ressalta que a FEF sabia da irregularidade nas documentações do jogador, mas não quis esclarecer os fatos. A federação pedia punição do Equador e também ao jogador.
O Equador terminou as Eliminatórias para a Copa na 4ª posição, com 26 pontos. O Chile, por sua vez, foi o 7º, com 19. Os chilenos se sentem prejudicados por Castillo ter jogado as duas partidas contra eles. Na sexta rodada, as seleções empataram em 0 a 0, e Byron entrou no segundo tempo. Na décima quarta, com o lateral entre os titulares, os equatorianos venceram por 2 a 0.

O Comitê de Disciplina da Fifa decidiu hoje encerrar o processo instaurado contra a Federação Equatoriana de Futebol (FEF) pela escalação do lateral direito Byron Castllo em jogos das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo da Qatar.

No mês passado, a Federação de Futebol do Chile enviou uma denúncia ao comitê contra o jogador Byron David Castillo Segura e a Federação Equatoriana de Futebol, alegando que o atleta usou uma certidão de nascimento falsa, declaração de idade falsa e falsa nacionalidade.

 

 

O Chile afirmava que existiam inúmeras provas de que o jogador nasceu na Colômbia, e não no Equador. Além disso, ressalta que a FEF sabia da irregularidade nas documentações do jogador, mas não quis esclarecer os fatos.

O Equador terminou as Eliminatórias para a Copa na 4ª posição, com 26 pontos, e estará no Qatar. O Chile, por sua vez, foi o 7º, com 19. Os chilenos se sentem prejudicados por Castillo ter jogado as duas partidas contra eles.

Na 6ª rodada as equipes empataram em 0 a 0, e Byron entrou no segundo tempo, e na 14ª, com o lateral entre os titulares, os equatorianos venceram por 2 a 0.

Globo admite prejuízo com Copa do Mundo Foto: Fabrice Coffrini/AFP
Byron Castillo Foto: Reprodução/Instagram