Mais Lidas

Verstappen consegue pole no fim do treino e faz festa da torcida no GP da Holanda

Foi a 17ª pole da carreira e a décima na temporada, confirmando a boa fase do líder do Mundial de pilotos

Max Verstappen
Max Verstappen -
Holanda - Uma festa em laranja. Assim pode ser definida a manhã deste sábado em Zandvoort que teve Max Verstappen como o pole nos instantes finais do treino classificatório. Ele fez o tempo de 1min10s342 superando o monegasco Charles Leclerc em 21 milésimos de segundo provocando uma euforia contagiante nas arquibancadas do circuito. Foi a 17ª pole da carreira e a décima na temporada, confirmando a boa fase do líder do Mundial de pilotos. Pole também na edição do ano passado correndo em seu país, ele espera repetir a vitória que obteve em sua casa em 2021.

A pole marca a recuperação da Red Bull que teve problemas nos treinos livres. "Trabalhamos a noite toda e mexe muito no carro. Conseguimos deixar um ritmo rápido e vai ser muito importante largar na frente", falou o piloto holandês.

O treino passou a ser disputado de forma ainda mais acirrada no início do Q3. Logo em suas primeiras tentativas Leclerc, Verstappen e Sainz fizeram tempos muito próximos. Lewis Hamilton chegou a estar em segundo lugar, mas depois voltou a ser superado pelas duas Ferraris.

O trabalho nos boxes passou a ser intenso com os mecânicos buscando ajustar os carros em busca de um melhor tempo.

Durante a disputa, o treino chegou a ser interrompido. Torcedores lançaram sinalizadores que atrapalharam o andamento dos trabalhos dos pilotos.

A boa surpresa ficou por conta do bom desempenho da Mercedes. Lewis Hamilton terminou o treino com 1min11s331 fazendo o quarto melhor tempo e largado na segunda fila com Carlos Sainz, da Ferrari, em terceiro lugar.

No final do treino, a bandeira amarela foi acionada em função de um acidente com Sérgio Pérez, ele rodou na curva e chegou a ficar atravessado na pista. Com problemas no carro, Lance Stroll teve problemas no carro e acabou não participando do Q3.