Mais Lidas

Governador veta anistia às torcidas organizadas e aguarda ajustamento de conduta

Artigo faz parte do Projeto de Lei sobre novas regras para coibir violência nos estádios

Cláudio Castro, governador do Rio de Janeiro
Cláudio Castro, governador do Rio de Janeiro -
Rio - O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, sancionou a Lei 9.883/22, de autoria dos deputados Zeidan (PT), Carlos Minc (PSB), Luiz Paulo (PSD) e Martha Rocha (PDT), sobre novas normas de segurança em eventos esportivos. A ação, no entanto, conteve veto parcial no artigo que garantia anistia às torcidas organizadas.
O artigo vetado por Cláudio Castro é tema de discussão na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) desde o início do segundo semestre. Uma revisão e um aditivo ao Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público (MPRJ) e as forças de segurança seriam o ponto de partida para, nos próximos meses, conseguir a aprovação.
Isso, no entanto, não derruba a decisão do último dia 13/10, quando o Tribunal de Justiça do Rio atendeu ao pedido do Ministério Público para, liminarmente, suspender por 60 dias as punições e liberar as torcidas nos estádios, com faixas e camisas. 
Integrantes da Associação Nacional de Torcidas Organizadas (Anatog) fazem reuniões com parlamentares e representantes do MPRJ desde o mês de setembro para a revisão do TAC, vigente e sem alterações desde 2011.
O veto ainda será analisado pelo Parlamento, que pode derrubá-lo. A medida de Cláudio Castro não inviabiliza próximas reuniões das torcidas organizadas com os órgãos estaduais para atualizar os termos.
As organizadas que seriam beneficiadas com a medida são: Fúria Jovem (Botafogo), Raça Rubro-Negra e Torcida Jovem (Flamengo), Young Flu (Fluminense) e Força Jovem (Vasco).
A reportagem do O Dia tentou entrar em contato com o deputado estadual André Ceciliano (PT), presidente da Alerj, mas não obteve resposta.