Mais Lidas

Brasil perde para a Croácia nos pênaltis e está eliminado da Copa do Mundo do Catar

Seleção voltou a ser eliminada em confronto de mata-mata com equipe europeia

Bruno Petkovic fez o gol da Croácia que empatou o jogo na prorrogação, levando a decisão para os pênaltis
Bruno Petkovic fez o gol da Croácia que empatou o jogo na prorrogação, levando a decisão para os pênaltis -
Catar - Não deu. Novamente contra uma seleção europeia em um mata-mata, o Brasil se despediu da Copa do Mundo. Em duelo nesta sexta-feira pelas quartas de final, a Seleção ficou no empate no tempo normal, saiu na frente na prorrogação, mas acabou cedendo a igualdade em 1 a 1, e nas cobranças de pênalti se despediu ao ser derrotada por 4 a 2. Brilhou novamente a estrela do goleiro Livakovic, que defendeu a cobrança de Rodrygo.
 
Com a classificação, a Croácia vai encarar o vencedor de Argentina e Holanda na semifinal da competição. A partida entre a equipe de Lionel Messi e os europeus também vai acontecer nesta terça-feira. O jogo vai acontecer na próxima terça-feira, às 16 horas (no horário de Brasília).
O primeiro tempo entre Brasil e Croácia foi bastante tenso para os brasileiros. Os vice-campeões  mundiais fizeram uma marcação muito forte nas principais válvulas de escape da Seleção, os dois atacantes Raphinha e Vinicius Junior. Com isso, a equipe de Tite pouco criou.
As melhores oportunidades foram em lances individuais de Neymar, que terminaram em finalizações simples para o goleiro Livakovic defender. O ponto forte dos croatas foi o toque de bola no meio-campo e também o lateral-direito Juranovic. Porém, nenhum oportunidade foi criada pelos europeus.
No segundo tempo, o Brasil teve amplo domínio, mas o goleiro Livakovic estava inspirado. Neymar teve duas oportunidades claras, frente a frente, mas acabou parando no arqueiro croata. Tite fez modificações tirando Vinicius Junior e Raphinha para tentar mudar o cenário. Rodrygo e Antony entraram em campo.
Os últimos minutos foram de ampla pressão do Brasil, porém, a Croácia conseguiu se segurar. Além das defesas do goleiro Livakovic, a Seleção também esbarrou na falta de capricho dos seus atacantes. Com isso, o jogo acabou indo para a prorrogação.
A prorrogação manteve o mesmo ritmo, com o Brasil em cima, porém, com dificuldades de definir. Porém, aos 15 minutos da primeira etapa brilhou a estreia de Neymar. O camisa 10 fez uma excelente jogada, tabelou com Rodrygo e Paquetá, driblou o goleiro Livakovic e tocou para o fundo das redes.
Em vantagem no placar, o Brasil acabou recuando bastante. E um raro momento em que a Croácia acabou achando um espaço, a seleção europeia acabou achando o empate. Aos 11 minutos do segundo tempo, Orsic foi no fundo e cruzou Petkovic finalizou, a bola ainda bateu na defesa e morreu no fundo das redes de Alisson. No fim, o Brasil ainda teve uma boa chance com Casemiro, mas o goleiro croata voltou a fazer a defesa.
Nas penalidades, novamente a Croácia levou a melhor. O goleiro Livakovic defendeu a cobrança de Rodrygo e Marquinhos finalizou na trave. Já os croatas converteram suas quatro cobranças e avançaram para a semifinal da competição, eliminando o Brasil.


FICHA TÉCNICA
CROÁCIA 1 (4) X (2) 1 BRASIL

Local: Education City Stadium, em Doha, no Catar
Arbitragem: Michael Oliver (ING)
Cartões Amarelos: Danilo, Casemiro, Marquinhos; Brozovic, Petkovic
Cartões Vermelhos: -
Gols: Neymar, aos 16 minutos do primeiro tempo de prorrogação. Petkovic, aos 12 minutos do segundo tempo da prorrogação.

CROÁCIA: Livakovic; Juranovic, Lovren, Gvardiol e Sosa (Budimir); Brozovic (Orsic), Kovacic (Majer) e Modric; Pasalic (Vlasic), Kramaric (Petkovic) e Perisic. Técnico: Zlatko Dalic.

BRASIL: Alisson; Éder Militão (Alex Sandro), Marquinhos, Thiago Silva e Danilo; Casemiro, Lucas Paquetá (Fred) e Neymar; Raphinha (Antony), Richarlison (Pedro) e Vinícius Junior (Rodrygo). Técnico: Tite.
Bruno Petkovic fez o gol da Croácia que empatou o jogo na prorrogação, levando a decisão para os pênaltis Adrian DENNIS / AFP
Brasil e Croácia AFP
Pênalti de Modric, Alisson pra um lado Divulgação/ Twitter @FIFAWorldCup