Mais Lidas

Presidente da Fifa admite que Copa do Mundo de 2026 pode ter 12 grupos com quatro seleções

Torneio será o primeiro com 48 participantes

Presidente da Fifa, Gianni Infantino pensa em aumentar número de seleções por grupo na Copa do Mundo de 2026
Presidente da Fifa, Gianni Infantino pensa em aumentar número de seleções por grupo na Copa do Mundo de 2026 -
Apesar da confirmação desde 2017 de que a Copa do Mundo de 2026 será a primeira com 48 participantes, o formato da disputa ainda não está definido. Em coletiva nesta sexta-feira (16), o presidente da Fifa, Gianni Infantino admitiu que há grande chance de mudar para 12 grupos com quatro seleções.
Desde o anúncio do aumento de 32 para 48 equipes, a Fifa planejava montar 16 grupos de três. Mas a emoção na última rodada Copa do Mundo do Catar fez o dirigente mudar de opinião.
"Preciso dizer aqui que vamos rediscutir isso. Depois desta Copa do Mundo, e do sucesso dos grupos de quatro... Foi incrível, com emoção até o último minuto. Precisamos rediscutir o formato. Pode ser 12 grupos de quatro. Vai estar na agenda dos próximos encontros", afirmou Infantino.
O comitê da Fifa irá discutir sobre a mudança no formato nas próximas reuniões. Afinal, com 12 grupos de quatro, haverá quarenta partidas a mais no torneio: de 64 para 104. O que interfere diretamente no calendário. Na ideia anterior, com três seleções em cada grupo, seriam 80 jogos no total.
A Copa do Mundo de 2026 terá três países como sedes: Estados Unidos, Canadá e México. Os americanos receberão a grande maioria dos jogos.