Mais Lidas

Reza pra não cair no 'grupo da morte'

Fogão vive expectativa pela Copa Sul-Americana

A Conmebol divulgou o ranking atualizado dos clubes que irão disputar a Sul-Americana de 2023. Como o Botafogo está em 59º lugar, vai entrar diretamente na fase de grupos, que começa no dia 4 de abril. Antes disso, os clubes, exceto brasileiros e argentinos, farão 16 duelos domésticos em sistema de ida e volta na primeira fase.

Depois de quatro anos, o Glorioso disputará uma competição continental, que é a própria Sula. Em 2019, foi eliminado nas oitavas de final pelo Atlético-MG. O Botafogo conhecerá os rivais na fase de grupos na Copa Sul-Americana no fim do mês de março, após os duelos eliminatórios da primeira fase.

Dependendo de quem passar, o Fogão pode ir para o Pote 1 do sorteio da fase de grupos, onde ficam os cabeças de chave (hipótese muito pouco provável), para o Pote 2 (mais provável) ou até mesmo para o 3 (com chances menores).

O regulamento proíbe que clubes do mesmo país se enfrentem na fase de grupos, exceto os que vierem da terceira fase preliminar da Libertadores - e que entrarão no Pote 4. E o mais importante de tudo: apenas o primeiro colocado se classifica para as oitavas, onde entrarão os oito terceiros colocados da fase de grupos da Liberta.

Neste cenário, ficando no Pote 2, o Botafogo pode cair em um grupo da morte com Peñarol, San Lorenzo e um dos eliminados da pré-Libertadores - nesse caso, pode ser algum brasileiro, casos de Atlético-MG e Fortaleza, ou o Cerro Porteño, por exemplo. Ou então ficar numa chave igualmente difícil com LDU, Newell's Old Boys e Cienciano, clube peruano com sede em Cusco, a 3.400m de altitude e que já foi campeão.