Tá chegando a hora de a bola rolar no Ano Novo!

Torcedores vão vibrar (e muito) com competições regionais, nacionais e internacionais

A Copa do Mundo do Catar foi sensacional. Aliás, quase! A Seleção Brasileira deu "Tilte" - Tite entregou o cargo de técnico - nas quartas de final e ficou longe do tão sonhado hexacampeonato. No tempo normal, 0 a 0 com a Croácia, depois 1 a 1 na prorrogação. Aí, vieram os pênaltis e os brasileiros pegaram o avião mais cedo para voltar pra casa.

Só o "menino Ney" - abalado psicologicamente - foi embora sozinho no seu jatinho particular. Mas os nossos vizinhos, comandados pelo gênio Lionel Messi, companheiro de Neymar e Mbappé no Paris Saint-Germain, foram tricampeões sobre a França nas penalidades. E não custa nada escrever em letras maiúsculas: PARABÉNS, ARGENTINA! Ainda mais depois de um jejum de 36 anos.

Mas agora é o momento da redonda voltar aos gramados no mundo inteiro, inclusive no Brasil. Campeonatos Estaduais, Supercopa, Mundial de Clubes, Recopa, Copa do Brasil, Séries A, B, C e D do Brasileirão, Copas Sul-Americana e Libertadores e por aí vai...

Confira as principais competições nacionais e internacionais, e se prepare para ir aos estádios ou ficar ligadinho no "radinho de pilha" ou na TV:

Copinha

Do dia 2 a 25 janeiro, é a vez da Copa São Paulo de Juniores. A primeira segunda-feira do ano já terá bola rolando com o início da 43ª edição, que contará com a participação de 128 equipes de todos os estados do País.

No ano passado, o Palmeiras, que contava com o atacante Endrick no elenco, levantou o título na final contra o Santos. O maior campeão é o Corinthians, com 10 conquistas.

Campeonato Carioca

Por conta das disputas da Supercopa e Mundial de Clubes, o Flamengo estreia no dia 12/01 e volta a jogar no dia 15, enquanto os outros times entram em campo no dia 15 ou 16. Desta vez, estará mais equilibrado, pois Botafogo e Vasco estão se reforçando pra fazer frente à dupla Fla-Flu.

Sempre colocando o pé na frente pra ver se derrubam os grandes, Volta Redonda, Resende, Nova Iguaçu, Portuguesa, Audax Rio, Madureira, Boavista e Bangu também disputam o Cariocão.

Campeonato Paulista

O Palmeiras entra como grande favorito, mas Corinthians, São Paulo e Santos, além das equipes do interior, como RB Bragantino e Ituano - que quase conseguiu o acesso à Série A do Brasileiro -, não querem deixar barato, a partir do dia 15/01, e pretendem comer um porco assado, com uma pitada de limão, ao fim da competição.

Serão 16 equipes na disputa, com o Verdão buscando o bicampeonato. Neste século, o título fugiu dos quatro grandes apenas três vezes, duas com o Ituano (2002 e 2014) e uma com o São Caetano (2004).

Campeonato Pernambucano

O apito inicial será no dia 07/01, com 12 times. Sport e Santa Cruz tentarão evitar o tricampeonato do Náutico, que não vem desde os anos 60.

Campeonato Baiano

Os últimos dois anos foram dominados pelo Atlético de Alagoinhas, atual bicampeão, em duas finais contra times também do interior: Bahia de Feira, em 2021, e Jacuipense, em 2022. A partir do dia 10/01, Bahia e Vitória têm a obrigação de quebrar essa hegemonia. A última vez que a dupla Bavi decidiu o título foi em 2018.

Campeonatos Alagoano, Goiano, Maranhense e Potiguar

No dia 11, a redonda entra em campo em mais quatro Estaduais: Alagoano, Goiano, Maranhense e Potiguar. Todos com representantes das Séries A e/ou B do Brasileiro. No Alagoano, desde 2015 os títulos se revezam entre CRB e CSA. No Goiano, o Atlético-GO levantou três das últimas quatro edições, enquanto o Goiás persegue o título desde 2018 e o Vila Nova, desde 2005. No Maranhense, o Sampaio Corrêa tentará o tetracampeonato, enquanto no Potiguar, o ABC buscará o seu 58º título.

Campeonatos Catarinense e Paranaense

Ambos têm início em 14 de janeiro. Em Santa Catarina, o último campeão foi o Brusque. Já no Paraná, o Coritiba ficou com a taça em 2022 e encerrou um jejum de quatro anos. Já o Athletico venceu pela última vez em 2020.

Campeonato Cearense

Começa no dia 15 de janeiro. O Ceará, rebaixado à Série B do Brasileiro, e os demais times tentarão evitar o inédito pentacampeonato do Fortaleza. A última vez que o título escapou da dupla foi em 1995, com o Ferroviário.

Campeonato Mineiro

A partir do dia 21, o Atlético-MG vai em busca do tetracampeonato, mas, desta vez, terá o Cruzeiro, que voltou à elite do futebol, no calcanhar. E o América-MG pode aprontar também.

Campeonatos Gaúcho e Mato-grossense

No mesmo dia que o Mineiro, começam o Gaúcho e o Mato-grossense. No Sul, Grêmio e Internacional são favoritos, embora o Colorado esteja na seca desde 2016 e o Tricolor queira o Hexa. Mas que costumam, às vezes, tropeçar para clubes do interior. O Internacional, vice-campeão brasileiro de 2022, que o diga.

No Mato Grosso, o dono é o Cuiabá, embora tenha escapado por pouco do rebaixamento para Segundona do Brasileirão. Nos últimos sete anos, foi campeão estadual seis vezes.

Supercopa do Brasil

Retomada em 2020, a Supercopa do Brasil, que reúne o último campeão brasileiro e da Copa do Brasil, será decidida no dia 28 de janeiro entre Palmeiras e Flamengo. O local ainda não foi definido, com a CBF analisando propostas para levar a partida para os Estados Unidos ou a Arábia Saudita, o que já está irritando os clubes. Em 2019, o Rubro-Negro foi campeão justamente sobre o Alviverde.

Mundial de Clubes

Será disputado entre 1 e 11 fevereiro por conta da Copa do Mundo, realizada em novembro e dezembro de 2022. No Marrocos, o Flamengo vai atrás do Bi (ganhou em 1981, ainda na Era Zico, Júnior, Leandro, Adílio & cia).

Além do Rubro-Negro, estão confirmados no torneio o poderoso Real Madrid de Vinicius Júnior, Rodrygo e Éder Militão, que aliás arrumaram antes as malas da Copa do Mundo do Catar porque deu "Tilte"; Seattle Sounders, do Estados Unidos; Auckland City, da Nova Zelândia; Wydad Casablanca, de Marrocos; e Al-Ahly, do Egito.

Al Hilal, da Arábia Saudita, campeão em 2021, será o representante da Ásia, pois a Champions desta temporada só terminará em maio de 2023. Aliás, o Mengão poderá pegar na semi o time saudita, que hoje tem o "menino maluquinho" Michael, ex-Flamengo, que anda fazendo fila por lá e marcando cada golaço.

É bom lembrar que o campeão sul-americano, no caso o Flamengo, e o europeu, que é o Real Madrid, entram na competição já nas semifinais.

Copa Libertadores

Tem início com as etapas preliminares, em 8 de fevereiro, e conta com Atlético-MG e Fortaleza. Na fase de grupos, dois cariocas: o Flamengo, tricampeão (1981, 2019 e 2022), tendo batido na trave em 2021 (perdendo para o Palmeiras na prorrogação). Este ano derrotou o Athletico-PR, 1 a 0.

Já o Fluminense chorou em 2008, em pleno Maracanã, ao perder nos pênaltis para a LDU. No confronto de ida, em Quito, o Tricolor foi derrotado por 4 a 2. Na volta, no Maior Estádio do Mundo, venceu por 3 a 1. No placar agregado 5 a 5.

Completam esta fase de grupos os brasileiros Athletico-PR, Palmeiras, Internacional e Corinthians. O sorteio das chaves será no dia 22 de março. A finalíssima acontecerá no dia 11 de novembro.

Copa do Brasil

No dia 22 de fevereiro tem o pontapé inicial, tendo Botafogo e Vasco na primeira fase (eliminatória). A dupla Fla-Flu, por estarem na Libertadores, só entram terceira etapa, assim como Athletico Paranaense, Palmeiras, Internacional e Corinthians.

Atlético-MG e Fortaleza se chegarem à fase de grupos também entram neste requisito. O último jogo da decisão, que teve em 2022 o Mengão como tetracampeão sobre o Corinthians, será no dia 24 de setembro do ano que vem.

Copa Sul-Americana

A Sula começará no dia 8 de março com uma fase classificatória com jogo único eliminatório com clubes dos mesmos países, à exceção de brasileiros e argentinos que entram direto na fase de grupos (que ainda serão sorteados).

O futebol brasileiro será representado por São Paulo, América-MG, Santos, Goiás, Bragantino e o carioca Botafogo, o clube da Estrela Solitária. A grande decisão está marcada para o dia 28 de outubro.

Brasileiro da Série B

Com clubes de 12 estados do Brasil, a Série B terá início no dia 15 de abril com a 38ª rodada agendada para 25 de novembro. Desta vez, sem os gigantes Cruzeiro, Grêmio, Vasco e Bahia, que ficaram no G-4, respectivamente.

As novidades ficam por conta de Atlético Goianiense, Juventude, Avaí e Ceará, rebaixados na atual temporada, e de ABC, Mirassol, Vitória e Botafogo-SP, que subiram da Série C do Brasileiro.

Brasileiro da Série A

A elite do futebol brasileiro terá a bola rolando pela primeira vez no dia 16 de abril, com o término (38ª rodada) em 3 de dezembro, tendo o reforço de Cruzeiro, Grêmio, Vasco e Bahia que juntos reúnem 10 títulos da competição.

Nos últimos cinco anos, apenas Flamengo, duas vezes (2019 e 2020), Palmeiras, duas vezes (2018 e 2022), e Atlético-MG (2021) foram campeões.

Por uma questão óbvia, Flamengo e Palmeiras estão um passo à frente na disputa do título, por terem os melhores elencos do Brasil.

No segundo pelotão, Internacional, Fluminense, que surpreendeu com o "Dinizismo" e ainda teve o atacante argentino Germán Cano fazendo gol atrás de gol, e Athletico-PR. Mas, de qualquer forma, tem as zebras que cismam em passear na maior cara de pau pelo Brasileirão.

Quanto aos outros cariocas, Botafogo e Vasco, tudo não passa de uma incógnita, apesar de terem virado Sociedade Anônima do Futebol (SAF).

O Glorioso conta com o (bi) milionário John Textor, dono do Crystal Palace, que disputa a Premier League (Campeonato Inglês), e que acabou de comprar o Lyon, da França.

O Vasco virou ainda mais Gigante com 777 Partners, que também domina o Geona, da Itália; o Sevilla, da Espanha; o Red Star, da França; e o Standard de Liège, da Bélgica.