Fifa define vagas por continente para Mundial de Clubes com 32 times e sede da edição de 2023

Disputa deste ano ainda contará com apenas sete participantes. Ideia é que o novo formato entre em vigor somente a partir de 2025

Troféu do Mundial de Clubes da Fifa
Troféu do Mundial de Clubes da Fifa -
Ruanda - O Conselho Técnico da Fifa se reuniu nesta terça-feira (14), em Ruanda, para definir os próximos passos das edições seguintes do Mundial de Clubes. O conselho aprovou, por unanimidade, o novo formato do torneio, que passará a contar com 32 equipes, e terá sua primeira edição entre junho e julho de 2025.
A competição passará a ser disputada como a Copa do Mundo de seleções, ou seja, de quatro em quatro anos. A escolha das equipes participantes foi tomada com base em um conjunto de métricas e critérios objetivos. A distribuição das vagas dentro dos continentes, no entanto, será definida pelas respectivas confederações.
Confira a divisão das equipes no novo formato do Mundial de Clubes:
AFC (Ásia): 4
CAF (África): 4
Concacaf (América do Norte e Central): 4
Conmebol: 6 (América do Sul)
OFC (Oceania): 1
Uefa (Europa): 12
País-sede do torneio: 1
MUNDIAL DE CLUBES DE 2023
A entidade também definiu o país-sede e a data da próxima edição do Mundial de Clubes, que ainda será no formato atual, com sete equipes, uma de cada continente, além do representante do país-sede. O torneio ocorrerá de 12 a 22 de dezembro deste ano, na Arábia Saudita. Com essa definição, existe a possibilidade de Cristiano Ronaldo participar da competição, já que o Al-Nassr é um dos fortes concorrentes ao título saudita.