Confira o que pode acontecer com Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco no Carioca

Primeira fase termina nesta semana com decisão por título no Maracanã e briga por vaga na semifinal

Campeonato Carioca de 2023 entra na reta final
Campeonato Carioca de 2023 entra na reta final -
A última rodada da primeira fase do Campeonato Carioca começa nesta quarta-feira (8) com três partidas decisivas para definir os classificados para as semifinais. Além disso, Flamengo e Fluminense jogam no Maracanã pelo título simbólico da Taça Guanabara.
Já o Botafogo pega a Portuguesa no Raulino de Oliveira precisando da vitória e de tropeços de adversários. E o Volta Redonda está perto de se classificar fora de casa contra o Boavista, que briga contra o rebaixamento com o Resende. Todos os jogos serão às 21h10.
Só o Vasco é que entrará em campo apenas na quinta-feira, às 19h30 em São Januário contra o Bangu, já sabendo o que precisará para se classificar e em qual posição. Abaixo, o que pode acontecer nesta última rodada.

FLAMENGO

Se vencer ou empatar: como está em primeiro lugar com 23 pontos, será campeão da Taça Guanabara e terá a vantagem de dois resultados iguais na semifinal do Campeonato Carioca.
Se perder o clássico: além de não conquistar o título simbólico, o Flamengo pode terminar em segundo, e ainda correrá o risco de ficar em terceiro lugar e jogar a semifinal em desvantagem. Para isso acontecer, bastará perder por um ou mais gols de diferença e o Vasco ganhar o Bangu por dois.

FLUMINENSE

Se ganhar: como começa a rodada com 22 pontos, conquistará o bicampeonato da Taça Guanabara. Terminará a primeira fase em primeiro lugar, com vantagem na semifinal.
Se empatar: o Fluminense poderá terminar em segundo lugar ou em terceiro, caso o Vasco vença e tire diferença maior de três gols de saldo. Se empatarem neste critério, valerá quem fizer mais gol.

Se perder: bastará ao Vasco uma vitória simples para o Tricolor cair para o terceiro lugar e ficar em desvantagem. Ele também pode terminar em quarto, caso o Volta Redonda vença e tire a diferença de três gols de saldo. Ainda há uma remota chance de cair para quinto, se o Botafogo também vencer e tirar sete gols de saldo.

VASCO

Se vencer: em terceiro lugar com 20 pontos no momento, estará classificado para a semifinal e poderá, até mesmo, conseguir o segundo lugar, caso o Fluminense perca ou empate, ou Flamengo seja derrotado. Nesses dois últimos casos, dependerá do saldo dos adversários, como explicado acima.
Se empatar: precisará torcer para que Botafogo ou Volta Redonda não vença seu jogo. Caso os dois façam três ponrtos, o Vasco estará eliminado.

Se perder: poderá até se classificar, mas dependerá de o Botafogo não vencer o seu jogo ou o Volta Redonda perder.


BOTAFOGO

Se vencer: por estar na pior situação, com 19 pontos em quinto lugar, terá de vencer e torcer por um tropeço de Vasco ou Volta Redonda. Se os dois não venceram, ainda se garante em terceiro.
Se empatar: o Botafogo ainda terá chance, mas precisará torcer por derrota do Volta Redonda.
Se perder: precisará de um milagre, que só viria em derrota do Volta Redonda por cinco gols de diferença para o Boavista, que briga contra o rebaixamento.


VOLTA REDONDA

Se vencer: também com 19 pontos no momento, mas em quarto, estará praticamente classificado desde que o Botafogo não tire a diferença de quatro gols de saldo. E poderá terminar em terceiro, se o Vasco tropeçar ou o Fluminense perder por diferença de dois gols. Tem remota chance de ser segundo, se as duas condições anteriores acontecerem.
Se empatar: o Volta Redonda terá de torcer para que o Botafogo não vença ou o Vasco perca.

Se perder: só se classificará caso o Botafogo seja derrotado.


REBAIXAMENTO

Com apenas quatro pontos, o Resende, que enfrenta o Audax, chega na última rodada na zona de rebaixamento, em último lugar, um ponto atrás do Boavista.
A equipe de Saquarema pode se garantir na elite até com empate ou derrota, desde que o clube do Sul Fluminense não vença.
Campeonato Carioca de 2023 entra na reta final
Campeonato Carioca de 2023 entra na reta final Divulgação/Ferj