Ídolo, Edu Coimbra retorna ao America sem salário no início: 'Não é hora de pensar em dinheiro'

Ex-jogador foi anunciado no começo do mês como novo diretor de futebol

Presidente do América, Sidney Santana foi o responsável por convidar Edu Coimbra para retornar
Presidente do América, Sidney Santana foi o responsável por convidar Edu Coimbra para retornar -
Rio - Um dos maiores ídolos da história do America, Edu Coimbra aceitou o convite para ser o novo diretor de futebol e reerguer o clube tijucano. Em entrevista exclusiva a O Dia, o ex-jogador revelou que, devido à complicada situação financeira da equipe, trabalhará de forma voluntária no início do projeto.
"O convite já era um sonho antigo do presidente do America, Sidney Santana. E é um momento que a gente entra com custo zero, porque não é hora de pensar em dinheiro. Também não vim para o America para trabalhar de graça. Assim que o clube começar a lucrar eu preciso ser remunerado. Então, a minha expectativa é das melhores possíveis, e com a esperança e a intenção de sair vitorioso mais uma vez, assim como na minha passagem de 2015 (quando o America conquistou o título da Série A2 do Campeonato Carioca)", destacou Edu.
A questão financeira, aliás, é um desafio a mais para o novo diretor de futebol para o principal objetivo no momento, que é recolocar o clube na elite do Campeonato Carioca. A Série A2, que é a segunda divisão do Estadual, começa no dia 13 de maio, e apenas o campeão sobe.
"A condição financeira do clube é muito precária nesse momento. Há esperanças de entrar algum dinheiro em breve. Então, a minha ansiedade se dá por conta da preocupação de a gente ter que organizar uma equipe, que tem de ser forte. Serão 11 adversários (na Série A2 do Campeonato Carioca) que vão querer subir, e só um vai conseguir o acesso. Eu acredito muito no treinador que eu escolhi, o Alfredo Sampaio", disse.
A comissão técnica é o desafio mais urgente a ser resolvido por Edu Coimbra. Já acertado com um coordenador geral (Marco Antonio Teixeira), um vice de futebol (Reynaldo Ribas) e com um treinador (Alfredo Sampaio), o clube busca, agora, uma equipe de profissionais para trabalhar diretamente na preparação dos atletas.
"Nosso planejamento é formar uma equipe de trabalho. Teremos uma equipe de funcionários, como um médico, fisiologista, fisioterapeuta e preparador físico, que serão definidos pelo Alfredo Sampaio, que foi escolhido para ser o treinador. Estamos pensando primeiro em formar o elenco, e depois vamos pensar bem naquilo que executaremos. Nós vamos trabalhar em função do que o treinador pedir para que a campanha seja eficiente e vitoriosa", comentou.
Irmão mais velho de Zico, Edu Coimbra, de 76 anos, é o maior artilheiro da história do America, com 212 gols, e conquistou sete títulos como jogador do clube, com destaque para a Taça Guanabara de 1974, superando clubes como o Flamengo de Zico e o Vasco de Dinamite. O ex-meia também chegou a ser treinador da equipe em 1982 e dirigente em 2015. Com muita experiência em campo, o dirigente destacou o que procura no perfil dos jogadores do Mecão.
"O Campeonato Carioca A2 é envolto em dificuldades muito grandes, a julgar pelos adversários. Todos eles também têm a mesma intenção que o America, de garantir o acesso. Essa divisão requer muita força de vontade, muita perseverança, muita coragem e, acima de tudo, muita competência técnica, física e psicológica. Tudo o que é necessário para um bom desenvolvimento de um atleta dentro do campo", finalizou Edu Coimbra.
O America faz sua estreia na Série A2 do Campeonato Carioca no dia 17 de maio, contra o Resende, às 15h, jogando em casa. O tradicional clube busca o seu quarto título da competição, e, consequentemente, a classificação para a elite do Estadual.
*Reportagem do estagiário Gabriel Orphão sob supervisão de Hugo Perruso