Volante com passagens pela seleção brasileira anuncia a aposentadoria

Jogador de 36 anos interrompe sua carreira devido a problemas cardíacos

Lucas Leiva teve passagens pela seleção brasileira, como na Copa América de 2011
Lucas Leiva teve passagens pela seleção brasileira, como na Copa América de 2011 -
Lucas Leiva, volante do Grêmio e com passagens pela seleção brasileira, anunciou, na tarde desta quinta-feira, a sua aposentadoria do futebol. Em entrevista coletiva, os médicos do clube alegaram que problemas cardíacos fizeram com que o jogador de 36 anos encerrasse sua carreira.
"Primeiro queria agradecer ao Grêmio por todo o apoio nesses três meses. Hoje estou anunciado minha aposentadoria. Tem sido um período difícil, acho que é a primeira vez que choro por esse caso. Mas só tenho a agradecer. Estou encerrando onde eu gostaria, não da forma como eu gostaria. Mas tenho certeza que um novo ciclo vai se iniciar. Tinha muita esperança que pudesse reverter, mas não foi o caso. Minha saúde vem em primeiro lugar", declarou Lucas Leiva.
Desde dezembro do ano passado, Lucas Leiva estava afastado dos treinos no Grêmio, devido a alterações nos seus exames cardíacos.
SUA CARREIRA
Lucas Leiva foi revelado pelo Grêmio em 2005, e logo nos seus primeiros anos como profissional teve uma projeção enorme. Ele foi eleito o melhor jogador do Brasileirão de 2006, segundo o prêmio "Bola de Prata", da revista "Placar", e também fez parte da seleção desse campeonato. Em 2007, fez parte do elenco da Brasil no título do Sul-Americano Sub-20.
No ano seguinte, Lucas Leiva foi vendido para o Liverpool e continuou com seus bons desempenhos. Suas atuações fizeram com que ele fosse convocado para a seleção olímpica, visando a disputa das Olimpíadas de 2008, em Pequim.
Entretanto, inúmeras lesões fizeram com que o volante perdesse o espaço na equipe inglesa. Ao todo, ele disputou 346 partidas em 10 anos vestindo a camisa dos "Reds". 
Ser preterido no Liverpool, todavia, não impediu com que Lucas fosse convocado para a seleção brasileira. O volante foi selecionado por Mano Menezes para fazer parte do elenco na Copa América de 2011. Porém, o Brasil foi eliminado precocemente para o Paraguai, nas quartas de final do torneio.
Em 2017, Lucas Leiva foi vendido para a Lazio, onde atuou por mais cinco temporadas. Lá, ele conquistou uma Copa Nacional e duas Supercopas da Itália. Ao todo, jogou 198 partidas, marcou 4 gols e deu 14 assistências.
Após o fim de seu contrato com a equipe italiana, o volante retornou ao futebol brasileiro para jogar no Grêmio, almejando o retorno o clube à primeira divisão nacional. Lucas Leiva não só conseguiu isso como se tornou um dos principais pilares da equipe na campanha do acesso à Série A. Em 2022, ele disputou 18 jogos e marcou três gols.
Lucas Leiva quando jogava pelo Liverpool
Lucas Leiva quando jogava pelo Liverpool Reprodução
Lucas Leiva em ação pela Lazio
Lucas Leiva em ação pela Lazio Reprodução / Twitter
Lucas Leiva em apresentação pelo Grêmio
Lucas Leiva em apresentação pelo Grêmio Lucas Uebel / Grêmio