Gerente do Volta Redonda explica trabalho de mapeamento em meio a sucesso no Campeonato Carioca

Voltaço encara o Fluminense neste sábado (18), às 16h, e precisa de um empate para chegar à grande final da competição

Lelê é o artilheiro do Carioca com 13 gols em 12 jogos
Lelê é o artilheiro do Carioca com 13 gols em 12 jogos -
Sensação do Campeonato Carioca e com peito estufado após vencer o Fluminense por 2 a 1 no primeiro jogo da semifinal, no Raulino de Oliveira, o Volta Redonda terá o segundo desafio, desta vez no Maracanã, neste sábado (18), às 16h. Ao O DIA, o gerente de futebol do Voltaço, Zada, destacou como os resultados do clube estão refletindo o grande trabalho de mapeamento nos bastidores.
Quem ilustra bem tal situação é o atacante Lelê, ex-Maricá, artilheiro do Cariocão com 13 gols em 12 jogos, que se destacou rapidamente e irá vestir a camisa do rival deste sábado no restante da temporada. Outro exemplo das atividades de monitoramento é o atacante Alef Manga, que foi artilheiro do Estadual pelo Voltaço em 2021, e vendido por R$ 2 milhões ao Coritiba, clube em que também brilhou na Série A do Brasileirão de 2022.
"O trabalho de scout é feito da maneira antiga. Monitoramos pelos números, histórico e indicações, mas a chancela geralmente vem quando o atleta nos agrada ao vivo. Aconteceu com o Alef Manga, que vimos no jogo-treino e já vinha sendo mapeado", disse Zada, que completou citando outros nomes que se destacaram pela equipe do Sul do Rio de Janeiro.
"Vimos Saulo Mineiro no jogo-treino contra o Tupi, e o Lelê que assistimos pessoalmente em dois jogos pelo Maricá. O Wallison foi uma indicação e participamos do processo evolutivo técnico dele".
Os bons desempenhos do atacante Saulo Mineiro e do volante Wallison também deram credibilidade ao Volta Redonda. O primeiro atuou no clube carioca entre 2019 e 2020 e foi negociado com o Ceará, por onde também teve boa passagem. Posteriormente, o jogador foi vendido ao Yokohama FC, do Japão. Já o segundo, brilhou no Voltaço entre 2019 e 2021, e atualmente joga pelo Cruzeiro.
Questionado se a negociação de Lelê com o Fluminense atrapalharia seu desempenho pelo Volta Redonda antes do jogo de ida da semifinal, Zada afirmou que se tratava de um jogador de "muito caráter", e que não há dúvida quanto ao seu desempenho. Agora, com sede de representar a camisa amarela e preta até o fim do Carioca, o atacante deverá entrar em campo muito focado, assim como foi no primeiro jogo.
"Eu decidi, falei que iria jogar porque era jogo grande, e para poder também mostrar que não foi à toa que chegamos até aqui e tive o interesse de outros clubes, como o Vasco e o Fluminense. Mostrar que eu vou buscar o meu lugar quando for para lá. É continuar trabalhando para quando for para lá seguir dessa maneira", disse Lelê, após a vitória no jogo de ida, no último domingo (12).
Após vencer por 2 a 1 na partida de ida, o Volta Redonda precisa de apenas um empate para chegar à decisão. Já o Fluminense precisa vencer por apenas um gol de diferença, já que teve a melhor campanha na Taça Guanabara e carrega vantagem de empate no placar agregado na fase semifinal.