Carrascos de Fla e Flu entram em cena

Gabigol e Germán Cano são trunfos do Mengão e do Fluzão no 1º jogo da final do Carioca

Quando se pensa em Fla-Flus recentes, é fácil recordar de um gol marcado por Gabigol pelo Flamengo ou Germán Cano pelo Fluminense. Os dois atacantes têm o time rival como suas maiores vítimas e podem ampliar a fama de carrascos no primeiro jogo da final do Campeonato Carioca, hoje, às 20h30 (de Brasília), no Maracanã.

Gabigol, hoje camisa 10 do Mengão, pode não viver um bom momento - passou em branco nos últimos seis jogos -, mas de decisão ele entende. Afinal, fez 14 gols em 15 finais disputadas pelo Rubro-Negro. Só no Campeonato Carioca, balançou as redes quatro vezes contra o Fluminense (três em 2021 e um em 2022).

O rival, aliás, é sua vítima preferida. Com a camisa do Flamengo, o atacante marcou 10 vezes em 18 partidas, e tem o adversário perfeito para encerrar o jejum. Ainda mais porque passou em branco na última final, da Recopa Sul-Americana, em dois jogos contra o Independiente Del Valle.

O time equatoriano foi campeão no Maracanã, após vencer o jogo de ida por 1 a 0 e perder na volta também pelo mesmo placar. Levantou o troféu depois de ganhar na disputa por pênaltis (5 a 4).

Mas o Tricolor também tem um carrasco para chamar de seu. Afinal, apenas em sua segunda temporada pelo clube das Laranjeiras, Germán Cano já tornou o Rubro-Negro a sua maior vítima: foram cinco gols em seis partidas, numa média melhor do que de Gabigol (0,83 contra 0,55).

Somente na conquista do Campeonato Carioca de 2022, o argentino fez os três gols do Fluminense (dois no primeiro jogo e um no segundo). Além disso, vive grande fase e balançou a rede 14 vezes nos últimos sete jogos. E só passou em branco em um deles. Dia 9 deste mês é segunda partida.