Com gols de ex-tricolores, Flamengo sai na frente do Fluminense na decisão do Carioca

Rubro-Negro poderá perder por um gol de diferença no segundo jogo da final que será campeão

Ayrton Lucas está preparado pra ser de novo um elemento surpresa
Ayrton Lucas está preparado pra ser de novo um elemento surpresa -
Rio - Com gols de ex-jogadores do Fluminense, o Flamengo saiu na frente do Tricolor na final do Carioca de 2023. Na segunda etapa, Ayrton Lucas e Pedro balançaram as redes e colocaram o Rubro-Negro em vantagem com a vitória por 2 a 0 no Maracanã. O Flu terminou a partida com um jogador a menos, após a expulsão de Samuel Xavier. Além disso, Fernando Diniz também recebeu o cartão vermelho, após reclamar do lance que deixou o clube das Laranjeiras com um a menos. Com o resultado, o Fla poderá perder até por um gol de diferença no jogo de volta, no próximo dia 9, que irá conquistar o Carioca.
As duas equipes terão compromissos pela Libertadores no meio da semana. O Flamengo irá encarar o Aucas, do Equador, enquanto o Fluminense enfrentará o Sporting Crista, do Peru. Ambas as partidas serão realizadas na próxima quarta-feira. 
O primeiro tempo da final começou com o Flamengo mais ligado, tentando explorar a velocidade, principalmente de Matheus França e Everton Cebolinha. A primeira chance foi do Rubro-Negro. As cinco minutos, o ex-atacante do Grêmio arriscou de fora da área e assustou Fábio.
Porém, pouco a pouco, o Fluminense foi conseguindo controlar a posse de bola e criou a primeira grande oportunidade da partida. Aos 11 minutos, Jhon Arias recuperou a bola, após erro de passe de Gerson e saiu na cara de Santos, porém, o colombiano finalizou em cima do goleiro, facilitando a vida do Rubro-Negro.
Depois da parada técnica, o Flamengo voltou melhor e equilibrou o jogo no segundo tempo. Aos 30 minutos, Pedro teve uma boa chance e parou em Fábio. O Tricolor respondeu logo depois com Martinelli.
O segundo tempo começou e o Flamengo abriu o placar logo aos cinco minutos. Após boa jogada coletiva, Everton Cebolinha tocou para Ayrton Lucas, que bateu cruzado, sem chances de defesa para Fábio.
Atrás do placar, o Fluminense foi para cima e começou a encurralar o Flamengo. Com isso, Vítor Pereira colocou Gabibol, Everton Ribeiro, Filipe Luís e Vidal na partida. Na primeira boa trama ofensiva com os medalhões, Pedro concluiu, após bela jogada de Ayrton Lucas.
Logo depois as coisas ficaram ainda mais difíceis para o Fluminense. Samuel Xavier foi expulso, após entrada em Ayrton Lucas. O cartão vermelho irritou bastante o treinador Fernando Diniz, que acabou também sendo expulso, após reclamar com Gabigol.
Em desvantagem numérica, o Fluminense se fechou para evitar uma vitória com mais gols do Flamengo. O Rubro-Negro seguiu com a posse de bola, mas não conseguiu exercer uma grande pressão para buscar o segundo gol. A partida se encerrou com a boa vitória do clube da Gávea.

FICHA TÉCNICA
FLAMENGO 2 X 0 FLUMINENSE

Local: Maracanã (RJ)
Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães
Cartões amarelos: Thiago Maia, Léo Pereira, Ayrton Lucas (FLA); Ganso, André (FLU)
Cartão vermelho: Samuel Xavier, aos 22'/2ºT (FLU)
Gols: Ayrton Lucas, 5'/2ºT (1-0); Pedro, aos 22'/2ºT (2-0)

Flamengo: Santos; Fabrício Bruno, David Luiz e Léo Pereira (Filipe Luís); Varela, Thiago Maia (Vidal), Gerson (Matheus Gonçalves) e Ayrton Lucas; Matheus França (Everton Ribeiro), Cebolinha (Gabigol) e Pedro. Técnico: Vitor Pereira.

Fluminense: Fábio; Samuel Xavier, David Braz (Lima), Nino e Alexsander; André, Martinelli (Felipe Melo) e Ganso; Jhon Arias, Keno (Gabriel Pirani, depois Vitor Mendes) e Cano. Técnico: Fernando Diniz.