Ídolo do Real Madrid cobra mais rigidez na defesa dos casos de racismo com Vini

Claude Makelele pede mudança de postura do clube espanhol e da federação sobre os casos

Vinícius Júnior foi alvo de provocações dos jogadores do Osasuna na final da Copa do Rei
Vinícius Júnior foi alvo de provocações dos jogadores do Osasuna na final da Copa do Rei -
Vinícius Júnior tem sofrido com os ataques dentro e fora dos gramados nesta temporada. O brasileiro tem sido alvo constante de racismo dos jogadores e torcedores adversários por todos os estádios em que pisa em campo. O camisa 20 do Real Madrid voltou a sofrer com rivais na final da Copa do Rei, no sábado (6), em Sevilha. 
Apesar das notas de repúdios e mecanismos de denúncias, a postura do Real Madrid, da La Liga e da Federação Espanhola de Futebol não tem sido bem vista por muitos. Em entrevista durante o Prêmio Laureus, em Paris, o ex-jogador Claude Makelele, ídolo do clube merengue, cobrou mais rigidez na defesa do brasileiro com os ataques.
"Acredito que falamos sobre racismo muitas vezes. É um peso. Precisamos entender e concentrar em sua performance. O mais importante é que ele está indo muito bem no Real Madrid. O clube precisa defendê-lo. A federação precisa se envolver mais nessas situações. Não é algo legal você ser um profissional, se esforçar com todo o seu coração e ser julgado pela cor. Também vivi isso", afirmou. 
A La Liga criou recentemente uma comissão específica para cuidar dos casos de racismo contra o brasileiro. A estratégia é colocar inspetores nos locais mais "problemáticos" dos estádios em jogos do Real Madrid. Apesar disso, os casos continuaram. Vini chegou a prestar depoimento, em fevereiro, após jogo contra o Mallorca. Ele também foi vítima de racismo em jogos contra Real Valladolid, Osasuna e Atlético de Madrid.