Caso Negreira: Investigadores recomendam punição grave ao Barcelona

Clube catalão pode ser suspenso da Liga dos Campeões por um ano

Joan Laporta é o presidente do Barcelona
Joan Laporta é o presidente do Barcelona -
O Barcelona corre risco de sofrer uma grave punição por causa dos pagamentos indevidos para o ex-vice-presidente da comissão de arbitragem da Federação Espanhola, Enríquez Negreira. Segundo o jornal "ABC", os investigadores do caso recomendaram junto à Uefa que o clube catalão seja punido com um ano de suspensão na Liga dos Campeões.
Jean Samuel Leuba e Mirjam Koller, membros do departamento de ética e disciplina, entregaram o relatório da investigação ao presidente Aleksander Ceferin. Os responsáveis pela investigação entendem que o Barça "violou o quadro de regras da Uefa" e, por isso, deve ser sancionado. Os inspetores alegam "sinais de atividade destinada a organizar ou influenciar o resultado de jogos". 
Segundo o regulamento da Uefa, o clube que tentar influenciar resultado de jogos deve ser proibido de participar de competições da entidade. A decisão sobre a punição será julgada por outro departamento da Uefa, que pode acatar ou recusar a recomendação. A entidade deve tomar um posicionamento até o dia 12 de junho, quando confirmará os participantes da Liga dos Campeões em 2023/24.
A Uefa também pode aguardar o parecer da Justiça da Espanha sobre o caso, já que correria o risco de punir o Barcelona e, depois, o clube ser inocentado nas investigações do país. O Ministério Público acusa o Barça como pessoa jurídica, dirigentes do clube e Negreira por crime de corrupção entre particulares no domínio esportivo, administração desleal e falsificação de documento comercial.