Belo Horizonte - Nesta sexta-feira, 25, a CBF reconheceu o "Torneio dos Campeões", conquistado pelo Atlético-MG, como o Campeonato Brasileiro de 1937. Dessa forma, o Galo tornou-se tricampeão brasileiro.
O documento que reconhece o título como Campeonato Brasileiro foi assinado pelo presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, e outros integrantes da entidade. Confira abaixo:
Agora é Preto no Branco: Confira o ofício da @CBF_Futebol, assinado pelo presidente Ednaldo Rodrigues, que reconhece o #Galo como TriCampeão Brasileiro. #CAMpeãoDe37 #GALOTriCAMpeãoBrasileiro #GaloPaixãoNacional pic.twitter.com/isamDwq7tH
— Atlético (@Atletico) August 25, 2023
"(Considerando que:) O Torneio dos Campeões disputado em 1937 foi, sim, de um torneio extremamente relevante à época em meio aos debates e divisões geradas no futebol brasileiro em função da defesa da implementação do profissionalismo entre os clubes, abandonando o modelo amador, debate esse que já vinha desde a década de 20", diz um trecho do documento.
Em outro trecho, é possível ver que o campeonato em questão é tratado com pioneirismo, já que, de acordo com o documento, foi "o primeiro torneio interestadual e de relevância nacional que contou com a participação de clubes que migraram para o modelo profissional...".
Honramos o nome de Minas no cenário esportivo mundial. O Primeiro Campeão do Brasileiro! #CAMpeãoDe37 #GALOTriCAMpeãoBrasileiro #GaloPaixãoNacional pic.twitter.com/bhtOjckgYC
— Atlético (@Atletico) August 25, 2023
Vale destacar que a homologação será comunicada à Fifa e à Conmebol. A conquista, por outro lado, não produz efeito para fins de pontos nos rankings da entidade - especialmente o Ranking Nacional de Clubes (RNC) -, assim como nos rankings da Fifa e da Conmebol.
Em tempo: além de 37, o Atlético-MG venceu os Campeonatos Brasileiros de 1971 e 2021.

