Papa recebe camisa e bandeira do Fluminense entregues por brasileiros no Vaticano

Francisco, argentino e apaixonado pelo San Lorenzo, recebeu presente das mãos de padre Omar, tricolor fanático

Padre Omar presenteia Papa Francisco com flâmula do Fluminense
Padre Omar presenteia Papa Francisco com flâmula do Fluminense -
Papa recebe camisa e bandeira do Fluminense entregues por brasileiros no Vaticano

O papa Francisco recebeu, nesta quinta-feira, uma camisa e uma bandeira do Fluminense, durante um encontro com os "Amigos dos Museus do Vaticano", grupo formado por países da América, Europa e Ásia que atuam na captação de recursos para a preservação e aprimoramento do patrimônio pontifício de arte. Representantes do Brasil na comitiva, o Padre Omar Raposo, reitor do Santuário do Cristo Redentor e pároco da Paróquia São José da Lagoa, e Pedro Trengrouse, assessor jurídico da CBF, foram os responsáveis pela entrega dos presentes.

Além das peças relacionadas ao time tricolor, campeão da Libertadores no sábado ao vencer o Boca Juniors, os brasileiros entregaram uma carta assinada pelo presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, que agradeceu ao papa por seu apoio ao esporte. No texto, o dirigente elogia o empenho do pontífice "para aumentar o engajamento em torno do esporte como instrumento para a criação de um ambiente mais inclusivo e uma sociedade mais coesa e acolhedora" e se diz entusiasmado "com a possibilidade de o esporte ser tema da Campanha da Fraternidade em 2026", além de colocar a CBF à "disposição para colaborar no que for preciso".

O próprio Ednaldo já se encontrou com Francisco, em setembro do ano passado, na cerimônia de assinatura da "Declaração do Esporte para Todos". Na ocasião, o brasileiro e outros líderes de entidades esportivas se comprometeram com ações estabelecidas por três pilares da declaração: a coesão, a acessibilidade e o esporte adaptável para todos. Ednaldo aproveitou a carta para listar ao papa algumas medidas que já foram tomadas, como o apoio à seleção brasileira de futsal de nanismo e iniciativas de combate ao racismo.

No encontro desta quinta, o Padre Omar Raposo e Pedro Trengrouse representaram a torcida do Fluminense, historicamente relacionada à fé católica por sua ligação com o papa João Paulo II, que é padroeiro do clube e inspirou a icônica canção adotada pelos tricolores em 1980, quando o religioso esteve no Brasil. "A bênção, João de Deus. Nosso povo te abraça. Tu vens em missão de paz. 'Sê' bem-vindo. E abençoa este povo que te ama!", cantam nas arquibancadas até hoje.

O argentino papa Francisco também tem uma ligação forte com o futebol, já que é torcedor fanático do San Lorenzo, campeão da Libertadores em 2014. Em entrevista recente ao "Tg1", telejornal do canal de televisão público da Itália, quando questionado quem preferia entre Messi e Maradona, respondeu: "Direi um terceiro: Pelé".