Bora se SAFar, Vascão!

Cruz-Maltino encara o Cruzeiro com chance de se distanciar da zona da degola

O sonho de um fim de ano tranquilo está nas mãos do Vasco. Em meio a crises, reviravoltas e uma arrancada sob comando de Ramón Díaz, o Cruz-Maltino tem hoje a chance de se distanciar da zona de rebaixamento num duelo que ganhou ares de decisão contra o Cruzeiro, às 19h, no Mineirão, e afastar para bem longe o fantasma da Série B. Basta fazer a sua parte.

Antes marcado para o início do mês, o confronto direto ganhou contornos ainda mais dramáticos para os vascaínos depois do adiamento. Com a vitória por 1 a 0 da Raposa sobre o Fortaleza, no sábado, as equipes ficaram empatadas com 40 pontos, dois a mais que o Bahia, primeiro do Z-4, e um jogo a menos. Ou seja, Vasco ou Cruzeiro poderá dar esta noite um grande passo para seguir na elite em 2024.

Com uma vitória hoje, o Gigante da Colina vai saltar para a 13ª colocação, a mais alta que terá ocupado desde a quarta rodada (11ª posição), na zona de classificação para a Sul-Americana. O risco de queda poderá até continuar existindo, mas seria mínimo. Por outro lado, empate ou derrota significará que a luta contra a degola vai se estender. O cenário é o mesmo para o adversário.

As semelhanças entre os clubes vão muito além da tabela. Em processo de reestruturação, o Cruz-Maltino e o Cruzeiro se transformaram em SAF recentemente e subiram à elite no ano passado. Uma nova queda seria um grande baque para os projetos de longo prazo.

Assim como no primeiro turno, quando Vasco foi derrotado por 1 a 0 em São Januário, a partida no Mineirão não terá público. Desta vez, porque o Cruzeiro está punido.