Este jogo será disputado no Engenhão, porque São Januário está proibido pela Polícia Militar de receber clássicos. No retrospecto geral o Vasco leva vantagem. Em 396 jogos, venceu 154 vezes, contra 127 do Fluminense e mais 115 empates. Com 24 pontos, o Vasco ocupa a 11ª colocação e tem quatro de vantagem para o próprio rival, que abre a zona de rebaixamento, com 20 pontos, em 17º.
A fase atual, entretanto, dá vantagem ao time das Laranjeiras. Em recuperação sob o comando de Mano Menezes no lugar de Fernando Diniz, não perde há cinco jogos e venceu os últimos quatro jogos, todos por 1 a 0: Bahia, Red Bull Bragantino, Palmeiras e Cuiabá. O time de São Januário não ganha há três.
Classificado às quartas de final da Copa do Brasil após vencer o Atlético-GO por 1 a 0, o Vasco tenta recuperar as forças também no Brasileiro. Após uma arrancada de quatro vitórias consecutivas, o time de Rafael Paiva foi derrotado por 2 a 0 pelo Atlético-GO, por 1 a 0 pelo Grêmio e empatou por 2 a 2 com o Red Bull Bragantino, na última rodada.
A rotina de jogos consecutivos, segundo o treinador, foi o motivo da queda de produção do elenco. "A gente está tentando trabalhar muito mais pelo vídeo do que em campo, porque a gente não consegue trabalhar no dia a dia", disse Paiva.
O técnico não poderá contar com o meia-atacante Phillipe Coutinho, que segue se recuperando de lesão na parte posterior da perna direita, assim como Paulinho, Jair e Alex Teixeira, vetados pelo departamento médico. A boa notícia é que o zagueiro João Victor, recuperado de lesão, pode voltar a aparecer entre os relacionados, reforçando a defesa.
Eliminado da Copa do Brasil pelo Juventude, após empate por 2 a 2 no Maracanã, o Fluminense também tem um desfalque de peso. O experiente lateral Marcelo reclamou de dores na coxa esquerda após dar um chute diante do time gaúcho e se junta a Lelê, Marquinhos e Nonato no departamento médico. O artilheiro Gérman Cano, com dores musculares, segue como uma incógnita, mas o jovem Kauã Elias, de 18 anos, continua brilhando e como esperança. Ele marcou quatro gols decisivos neste momento de recuperação do time.
Mano Menezes também terá uma nova alternativa no banco: o meia Facundo Bernal foi regularizado no BID da CBF e poderá atuar, sendo uma opção importante. "Vamos seguir pensando jogo a jogo. Apenas somando pontos e vencendo é que vamos deixar as últimas posições", lembrou Mano Menezes, esperançoso de sair do Z-4 em breve.
FICHA TÉCNICA
VASCO X FLUMINENSE
VASCO - Léo Jardim; Paulo Henrique, Maicon, Léo e Lucas Piton; Sforza, Mateus Cocão, Payet e Hugo Moura; Adson e Vegetti. Técnico: Rafael Paiva.
FLUMINENSE - Fábio; Samuel Xavier, Thiago Silva, Thiago Santos e Diogo Barbosa; André, Martinelli e Paulo Henrique Ganso; Arias, Serna e Kauã Elias. Técnico: Mano Menezes.
ÁRBITRO - Anderson Daronco (RS).
HORÁRIO - 21h30.
LOCAL - Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ).