Agora ex-jogador, Varane permanecerá no Como, clube comandado por Cesc Fábregas e recém promovido à primeira divisão do Campeonato Italiano, em uma função ainda não revelada. Nesta temporada, a equipe se lançou ao mercado para se reforçar para a disputa da competição. Além de Varane, Sergi Roberto e Belotti se juntaram ao elenco do modesto clube da região da Lombardia.
"Eu me mantenho no mais alto padrão, quero sair forte, não apenas me agarrar ao jogo. É preciso uma grande dose de coragem para ouvir o seu coração e o seu instinto. Desejo e necessidades são duas coisas diferentes. Já caí e levantei mil vezes, e desta vez é o momento de parar e pendurar as chuteiras com meu último jogo tendo sido um troféu em Wembley", escreveu Varane em seu Instagram.
A partida destacada pelo zagueiro é a decisão da Copa da Inglaterra, onde o Manchester United venceu o City por 2 a 1. Tecnicamente, Varane chegou a atuar pouco mais de 20 minutos pelo Como. O jogo foi a estreia da equipe na Copa Itália, diante da Sampdoria. No confronto, ele foi substituído por uma lesão no joelho. A ideia era de que, caso não optasse pela aposentadoria, o zagueiro retornasse aos gramados em 2025.
"Em minha carreira, enfrentei muitos desafios, quase todos eles supostamente impossíveis. Emoções incríveis, momentos especiais e memórias que durarão a vida toda. Refletindo sobre estes momentos, é com imenso orgulho e sentimento de realização que anuncio a minha aposentadoria do jogo que todos amamos", afirmou. "Adorei lutar por mim, pelos meus clubes, pelo meu país, pelos meus companheiros e pelos torcedores de todas as equipes em que joguei. De Lens a Madrid, a Manchester, e jogando pela nossa seleção nacional."
Após anunciar sua decisão, Varane foi homenageado por equipes e companheiros que teve ao longo da carreira, como Karim Benzema, Sami Khedira, Sergio Ramos, Harry Maguire, entre outros. O Real Madrid, pelo qual conquistou quatro Ligas dos Campeões - e um total de 18 títulos em 360 jogos - publicou nota em admiração ao francês, por sua passagem pelo clube merengue.
Varane iniciou sua carreira no Lens, da França, antes de se transferir para o Real Madrid, em 2011, com apenas 18 anos. Na Espanha, permaneceu até 2021, quando foi para o Manchester United. O zagueiro conviveu com problemas musculares e físicos em sua passagem pela Inglaterra, tendo perdido 219 dias por lesões dos mais variados tipos. No Como, Varane chegou sem custos e assinou contrato por duas temporadas.
Em 2023, ele já havia se aposentado da seleção francesa. O defensor foi uma das referências da equipe de Didier Deschamps na conquista da Copa do Mundo de 2018, formando a dupla de zaga com Umtiti.