Clássico promete muitos gols

No duelo entre Vascão e Mengão, Vegetti e Arrascaeta tenta desempatar disputa pela artilharia

Como tem sido comum nos últimos anos, Vasco e Flamengo chegam para o clássico de hoje, às 18h30, no Maracanã, em momentos quase opostos. O Mengão é líder e vive em lua de mel com o técnico Filipe Luís, e o Gigante tem Fábio Carille pressionado. Ainda assim, o duelo pelo Brasileirão opõe dois gringos em grande fase que disputam a artilharia: Vegetti e Arrascaeta.

Destaques nas primeiras rodadas, os craques dividem a artilharia do campeonato com Pedro Raul, do Ceará, todos com quatro gols. Embora tenham funções diferentes, o uruguaio do Fla e o argentino do Vascão. Nas três rodadas em que foi titular, o Pirata balançou as redes — só passou em branco na derrota por 3 a 0 para o Corinthians, em que saiu do banco. De quebra, ainda deu uma assistência. Já Arrasca jogou três vezes no Brasileiro e deixou sua marca em todas, além de servir os companheiros duas vezes. É o líder em participações diretas em gols no Brasileiro.

O histórico no Clássico dos Milhões, no entanto, pesa muito a favor do camisa 10 rubro-negro. Em 21 partidas, foram 15 vitórias, cinco empates e uma derrota para o arquirrival, com cinco gols. Vegetti tenta vencer o Flamengo pela primeira vez. São cinco derrotas e dois empates em sete confrontos, com um gol — o que abriu o placar na goleada por 6 a 1 sofrida no ano passado.

Só o tempo dirá quem vai levar a melhor desta vez, mas os números comprovam o favoritismo do Fla. Está em jogo um longo jejum do Cruz-Maltino no clássico: não ganha pelo Brasileirão desde setembro de 2015, por 2 a 1, no Maracanã. Entre todas as competições, o último triunfo foi em março de 2023, por 1 a 0, pelo Carioca. Desde então, foram 10 duelos, com oito vitórias do Mengão e dois empates.

O Fla precisa vencer para seguir na liderança sem depender de outros resultados. Se possível, por uma diferença que impeça o Palmeiras de superá-lo no saldo de gols. O Vascão, com seis pontos — quatro a menos que o rival —, dormirá no G-4 em caso de vitória.