Rio - A Conmebol declarou o Fortaleza vencedor do jogo contra o Colo-Colo, em Santiago, no último dia 10, pela fase de grupos da Libertadores. A partida precisou ser encerrada aos 24 minutos do segundo tempo após uma pancadaria provocada por uma invasão de torcedores do time chileno ao gramado, além de confusão do lado de fora do estádio, que resultou em duas mortes.
Por conta da decisão da entidade, a vitória do Fortaleza será pelo placar de 3 a 0. O Colo-Colo ainda será obrigado a disputar cinco partidas com portões fechados atuando como mandante em competições oficiais organizadas pela Conmebol. Uma delas já aconteceu contra o Racing, pela segunda rodada, quando o clube cumpria suspensão provisória.
Além disso, os torcedores do Colo-Colo não poderão estar presentes nos próximos cinco jogos do clube nas competições da Conmebol. Uma multa de 80 mil dólares também foi aplicada ao time chileno, que pode recorrer da punição.
Relembre o caso
A partida entre Fortaleza e Colo-Colo foi interrompida aos 24 minutos do segundo tempo. Segundo informações do Ministério Público do Chile, um grupo de torcedores tentou invadir o estádio e começou a confusão. Com isso, policiais foram acionados e um veículo lançador de gás lacrimogêneo teria atropelado duas pessoas. As vítimas fatais foram uma menina de 18 anos e um menino de 13 anos, de acordo com o jornal chileno "La Tercera". O policial será investigado.
Após a notícia da morte dos dois torcedores chegar na arquibancada, uma confusão foi iniciada. Objetos foram arremessados no gramado no início do segundo tempo. Depois, o vidro que separa a torcida do gramado foi quebrado. Por fim, os torcedores conseguiram invadir o campo. Com isso, os jogadores do Fortaleza foram obrigados a correr para o vestiário. Após alguns minutos de espera, o árbitro decidiu encerrar a partida por falta de segurança.