Querem o mundo de novo

Início do Super Mundial reacende debates entre ilustres torcedores cariocas

Ator Stepan Nercessian quer gritar 'tetracampeão'
Ator Stepan Nercessian quer gritar 'tetracampeão' -

Os rubro-negros cantam que "só o Flamengo é campeão mundial" no Rio, mas acredite: há controvérsias. Enquanto a Nação tem certeza absoluta de que só ela busca o bi na Copa do Mundo de Clubes, tricolores e alvinegros também acreditam que um possível título não será o primeiro nas histórias de Fluminense e Botafogo.

Muito antes de o Mengão bater por 3 a 0 Liverpool e faturar o Intercontinental de 1981, reconhecido pela Fifa como Mundial, Fogão e Fluzão alcançaram glórias internacionais que, por enquanto, ainda não têm reconhecimento da entidade. Para torcedores do Flu, a Copa Rio conquistada em 1952 merece mais destaque. Já o Fogão reivindica os mundiais de 1967, 1968 e 1970, anos em que faturou a Pequena Taça do Mundo.

O tema, claro, gera muita polêmica, e ilustres torcedores dos clubes cariocas que disputarão o Mundial têm argumentos de sobra para defender seus pontos de vista. O alvinegro Stepan Nercessian, por exemplo, não tem dúvidas sobre o que gritará se o Bota levantar a taça: "tetracampeão mundial!". O ator ainda aproveita para cutucar o rival.

"O Flamengo ganhou um torneio da Toyota. É reconhecido, mas era um torneio pra fazer propaganda. O que vale, para mim, é daqui para frente. Acho que esse campeonato (Copa do Mundo de Clubes) marca uma nova fase.

Representante da Nação Rubro-Negra, Jeferson Sales, o Gabigol da Torcida, não deixa barato e reforça: "Com todo respeito aos rivais, mas Mundial mesmo, reconhecido pela Fifa, só o Flamengo tem. O Flamengo é o único carioca campeão de verdade. Os outros contam história, a gente conta título".

Um dos mais ilustres torcedores do Fluminense, o icônico Desirée Rogério nem dá margem para quem duvida. Ela sabe até o que vai vestir para comemorar o bi.

"Já mandei fazer a camisa. Vai estar escrito: 'contra fatos, não há argumentos: 52-25. Bicampeão de fato e de direito'", conta o tricolor, que completa: "a Copa Rio foi disputada por 16 clubes de todos os continentes. Sem querer desmerecer o Flamengo, não era a Copa Toyota, que não tem nada a ver com o Mundial".

Título é possível?

Desirée, como sempre, mostra confiança total no Fluzão para levantar a taça e já projeta a celebração. "Se for campeão, vou repintar o carro fazendo alusão ao bicampeonato mundial", garante.

O Gabigol da Torcida também acredita no título do Mengão, embora prefira manter os pés no chão e pregue cautela. "Dá, sim (para ser campeão), principalmente se o time encaixar na hora certa. A gente tem elenco, tem camisa, tem história. Mas tem que jogar sério. Não dá pra menosprezar ninguém. Se não der pra trazer o título, acho que pelo menos na final a gente chega", projeta Jeferson.

Já Estepan Nercessian faz pouco caso do favoritismo dos europeus, embora reconheça a dificuldade de um grupo com PSG e Atlético de Madrid.

"Não quero saber quem são os adversários. Quando era menino, eu não tinha medo de brigar com cara grande. Faço de conta que é tudo igual", revela.

Desirée já encomendou camisa para comemorar o bi
Desirée já encomendou camisa para comemorar o bi Arquivo pessoal
Gabigol da Torcida garante que só o Mengão tem Mundial
Gabigol da Torcida garante que só o Mengão tem Mundial Arquivo pessoal

Comentários