Vai sem medo, Fogão!

Glorioso encara o temido PSG, time mais badalado do mundo na temporada

Savarino mostra intimidade com a bola durante o treino, no Westmont College, em Santa Barbara
Savarino mostra intimidade com a bola durante o treino, no Westmont College, em Santa Barbara -

Bicho-papão, homem do saco, boi da cara preta... Pode chamar do que quiser. Na Copa do Mundo de Clubes, ninguém coloca mais medo nos adversários que o Paris Saint-Germain, time mais badalado no momento na Europa. Azar do Botafogo, que caiu no mesmo grupo dos franceses e os enfrenta hoje, às 22h, na Califórnia, ou será que o azar é deles de pegar o Fogão? Afinal, o duelo opõe os dois campeões continentais.

Se o PSG é a equipe do momento na Europa, com direito ao título da Liga dos Campeões e do Campeonato Francês, o Glorioso não fica para trás na América do Sul, com as conquistas da Libertadores e do Brasileirão no ano passado. O time de Renato Paiva precisará fazer um jogo perfeito para ter alguma chance, mas se tem algo que os alvinegros aprenderam nos últimos meses é a não duvidar desse elenco.

A grande diferença, além do abismo financeiro, é que o clube parisiense ganhou a Champions há menos de um mês e vai jogar praticamente com o mesmo time, exceto por seu principal jogador, o camisa 10 Dembelé, lesionado. Já o Bota, desde que faturou a Liberta, em novembro, teve saídas e chegadas importantes, tanto que a escalação para hoje é cheia de mistérios.

Para sonhar com a classificação, há dois caminhos. O primeiro é montar uma retranca de respeito, já que segurar o 0 a 0 ou perder de pouco fará o time, provavelmente, jogar por um empate com o Atlético de Madrid na última rodada. O outro, mais arriscado, é encarar de igual para igual e tentar surpreender os franceses.

No único compromisso oficial entre Botafogo e PSG na história, o Fogão levou a melhor, com vitória por 3 a 1, de virada, pelo Torneio de Genebra de 84, na Suíça. Dois gols de Baltazar e um de Helinho.