Botafogo perde por 1 a 0, mas despacha Atlético de Madrid e vai pegar o Palmeiras no Mundial

Time é derrotado pela primeira vez no torneio e passa em segundo no grupo

Botafogo e Atlético de Madrid se enfrentaram nos EUA
Botafogo e Atlético de Madrid se enfrentaram nos EUA -

Com tensão até os minutos finais, o Botafogo garantiu sua classificação para as oitavas de final do Mundial de Clubes ao perder por apenas 1 a 0 para o Atlético de Madrid nesta segunda-feira, no Rose Bowl, em Pasadena.

O próximo adversários é o Palmeiras, no próximo sábado (22), na Filadélfia, às 13h (de Brasília). O Verdão jogou muito mal, mas ficou no empate em 2 a 2 com o Inter Miami no encerramento da rodada do Grupo A. Já o time parisiense vai enfrentar o time de Messi e Suárez no domingo (30), às 13h (de Brasília), em Atlanta.

O Botafogo fez o suficiente para sair de campo com a classificação rumo às oitavas de final. O time se segurou da forma que pôde, criou poucas chances e ficou satisfeito com a derrota por um gol. O Atlético de Madrid de pontaria descalibrada e futebol burocrático controlou a partida, mas passou longe de ser efetivo. O time alvinegro não se postou tão defensivamente do mesmo modo que na vitória sobre o PSG e se permitiu cometer deslizes que foram perdoados pelos colchoneros.

 

Pelos critérios de desempate, como Botafogo, PSG e Atlético de Madrid somaram seis pontos, os resultados obtidos nos jogos com o Seattle Sounders foram descartados. Dessa forma, cada um ficou com três pontos e a diferença se deu no saldo de gols: +3 para os franceses, zero para os brasileiros e -3 para os espanhóis.

Com a necessidade da vitória por três gols de diferença, o Atlético de Madrid não se ateve ao controle da bola e tentou repetidamente pressionar a defesa botafoguense. A ânsia do time espanhol deixou espaços e permitiu aos cariocas contragolpearem. Oblak fez a diferença para manter o zero no placar nos primeiros minutos.


O Atlético de Madrid continuou melhor no jogo e mais propositivo. Mas o incômodo com o placar tirou a calma dos colchoneros da mesma forma que decisões contestadas da arbitragem.

 

Na reta final do primeiro tempo, o Atlético de Madrid acumulou chances perdidas em lances óbvios de gol. Aos 44 minutos, em mais um momento de bola dividida na grande área, os espanhóis reclamaram de pênalti, e o VAR recomendou revisão de penalidade de Gregore sobre Julián Álvarez. O botafoguense pisou sobre o pé do atacante argentino. No entanto, na revisão, a arbitragem encontrou uma falta de Sorloth sobre Jair, anterior ao pênalti. Por isso, nada foi marcado.

 

Para o segundo tempo, Simeone decidiu lançar o Atlético de Madrid ainda mais ao ataque. Para isso, sacou o meia inglês Gallagher e colocou o experiente francês Antoine Griezmann.

 

O Botafogo manteve sua estratégia de contra-ataque, atraindo os rivais para o seu campo. A bola que encaixou no jogo com o PSG teimava em não aparecer. Os escapes do time alvinegro se davam prioritariamente pelas beiradas. Com baixa presença no ataque, ficou difícil encontrar alguém para finalizar.

 

O Atlético de Madrid somou inúmeras chances de gol, mas pecou na conclusão. A pressão do relógio atrapalhou consideravelmente as pretensões dos espanhóis. Oblak foi quem precisou se preocupar. Em rara chance do Botafogo no segundo tempo, Igor Jesus viu o goleiro impedir a bola de balançar as redes aos 20 minutos.

 

No fim da partida, o Botafogo ficou mais confortável e viu o Atlético de Madrid baixar a guarda. Quando menos esperava, os espanhóis acharam uma jogada pela direta, Álvarez fez um cruzamento rasante e achou Griezmann, que bateu e fez o primeiro e único, aos 41.

 

FICHA TÉCNICA

 

ATLÉTICO DE MADRID 1 x 0 BOTAFOGO

 

ATLÉTICO DE MADRID - Oblak; Llorente, Lenglet, Le Normand e Galán; Gallagher (Griezmann), De Paul (Koke), Barrios (Molina) e Giuliano Simeone (Ángel Correa); Sorloth (Lino) e Julián Álvarez. Técnico: Diego Simeone.

 

BOTAFOGO - John; Vitinho (Ponte), Jair, Alexander Barboza e Alex Telles (Cuiabano); Marlon Freitas, Allan (Newton) e Gregore; Savarino (Montoro), Igor Jesus e Artur (Santi Rodríguez). Técnico: Renato Paiva.

 

GOL - Griezmann, aos 41 minutos do segundo tempo.

 

CARTÃO AMARELO - Gregore (Botafogo).

 

ÁRBITRO - César Ramos (MEX).

 

RENDA E PÚBLICO: Não disponíveis.

 

LOCAL - Rose Bowl, em Pasadena.