Após cinco anos desde seu último jogo eliminatório em solo estrangeiro, o Cruz-Maltino vai à altitude de Quito, no Equador, onde encara hoje o Independiente del Valle, a partir das 21h30 (de Brasília), no estádio Olímpico Atahualpa, a 2.782m do nível do mar. A partida vale pela ida dos playoffs da Sul-Americana 2025 - fase anterior às oitavas de final.
Para o inédito duelo contra o Vasco, o Independiente del Valle chega com essas credenciais: bicampeão da Sul-Americana, máquina de formação de jogadores e há nove jogos sem perder, com cinco vitórias e quatro empates. A equipe, que ergueu a taça da competição em 2019 e 2022, chega como terceiro colocado de seu grupo na Libertadores, 'caindo' para os playoffs da Sula.
O Vascão conta com um desfalque importante. Trata-se de Philippe Coutinho. O meia sentiu um incômodo na panturrilha direita e a comissão técnica optou por preservá-lo. O camisa 10 sequer viajou para Quito. Adson, com uma fratura na tíbia direita, também está fora de ação.
Já Thiago Mendes não foi inscrito a tempo para a Sul-Americana, perdendo não só o jogo de ida, como também a volta, na outra terça-feira (22/7).

