O Vasco foi goleado por 4 a 0 pelo Independiente del Valle, do Equador, no Estádio Olímpico Atahualpa, em Quito, e se complicou em busca de uma vaga nas oitavas na Sul-Americana. Com um a menos desde o início do primeiro tempo - Lucas Piton levou vermelho -, o Cruz-Maltino viu o adversário dominar na altitude de 2.850 metros e abrir ótima vantagem para o duelo de volta, no Rio. Os gols foram de Carabajal, Mercado (duas vezes) e Spinelli. E nos acréscimos, Léo Jardim ainda pegou um pênalti batido por Cazares.
O confronto da volta será na terça-feira (22), às 21h30 (de Brasília), em São Januário.
O banho de água fria no torcedor vascaíno veio logo aos 10 minutos. Lucas Piton deu entrada dura em Guagua - acertou a lateral da canela do meio-campista - e foi advertido com o cartão vermelho após revisão do árbitro no VAR.
O Gigante da Colina ainda conseguiu se segurar por quase todo o primeiro tempo, mas, aos 47 minutos, Carabajal estufou a rede e abriu o placar.
A segunda etapa foi desastrosa. Logo aos 3 minutos, Mercado ampliou a vantagem. E na sequência, aos 5, Spinelli fez o terceiro.
O Cruz-Maltino tentava se defender, mas nada dava certo. Aos 36, Mercado fez o quarto. Praticamente no lance seguinte, Spinelli fez mais um - no entanto, foi anulado por impedimento. E aos 43, Maurício Lemos cometeu pênalti em Mercado. Na cobrança de Cazares, ex-Fluminense, Léo Jardim defendeu.

