Baixada em clima de jogos

Atleta do salto em distância voa longe nos Jogos da Baixada 2025
Atleta do salto em distância voa longe nos Jogos da Baixada 2025 -

Prepare o coração e a torcida! A partir do dia 9 de agosto, começa uma das competições esportivas mais queridas e aguardadas da região: os Jogos da Baixada 2025. A abertura oficial será na Vila Olímpica de São João de Meriti, com disputas de voleibol feminino e futebol masculino, e promete dar o pontapé inicial num mês inteiro de emoção, superação e união entre os jovens atletas da região.

Na sua 26ª edição, os Jogos da Baixada são uma realização do jornal O Dia, apresentação do Sesc , patrocínio da Light e com Lei de Incentivo da Secretaria de Esporte e Lazer do Governo do Estado do Rio de Janeiro tem como foco o incentivo à prática esportiva entre estudantes da rede pública e particular, reunindo jovens da categoria sub-14. Ao todo, 13 municípios estarão na disputa: Mesquita, Nilópolis, Itaguaí, Paracambi, Japeri, Seropédica, São João de Meriti, Belford Roxo, Queimados, Nova Iguaçu, Guapimirim, Magé e Mangaratiba.

Para Marcos Rezende, Vice-Presidente do Grupo O Dia de Comunicação, que há décadas aposta na força do jornalismo como agente de transformação social, afirma que "chegar à 26ª edição dos Jogos da Baixada é uma demonstração do compromisso do jornal O Dia com a valorização da juventude, do esporte e da inclusão social. Mais do que noticiar, é nosso papel promover iniciativas que impactam positivamente a vida das pessoas. Os Jogos da Baixada são hoje o maior evento socioesportivo da região e já fazem parte da história da Baixada Fluminense e nos enche de orgulho poder contribuir para transformar oportunidades em talentos."

Mais do que estimular a competição, os Jogos têm como objetivo principal valorizar o talento local, incentivar hábitos saudáveis e ampliar oportunidades de inclusão social por meio do esporte. "Os Jogos da Baixada são uma vitrine do potencial esportivo da nossa juventude. O Governo do Estado tem orgulho em apoiar essa iniciativa, que além de promover saúde e inclusão, fortalece os laços entre os municípios da região. A Baixada tem tradição, tem força, e merece estar no centro do calendário esportivo fluminense.", destaca Rafael Picciani, Secretário Estadual de Esportes.

Para Daniel Mendonça, superintendente de Relações Institucionais e Responsabilidade Social da Light. "O patrocínio aos Jogos da Baixada reforça o compromisso da Light com a cidadania e a inclusão e reflete o reconhecimento da importância do esporte como instrumento de transformação e mobilização social. A empresa acredita que iniciativas como essa são fundamentais para oferecer oportunidades, estimular talentos e construir caminhos mais promissores para as novas gerações"

Durante quatro fins de semana, a bola vai rolar (e não só ela!) em 12 modalidades esportivas, espalhadas por vilas olímpicas e centros esportivos da região. E a galera pode esperar muita disputa boa!

CONFIRA O CALENDÁRIO DAS EMOÇÕES:

9 de agosto (sábado) - Cerimônia de abertura voleibol feminino e futebol masculino, a partir das 10h, na Vila Olímpica de São João de Meriti.

16 e 17 de agosto (sábado e domingo) - É a vez do futsal feminino e masculino, no Ginásio Metodista de Queimados, sempre a partir das 9h.

21 de agosto (quinta-feira) - Entra em cena o tecvoly (mistura de vôlei com tênis de mesa!), no SESC de São João de Meriti, às 14h.

23 de agosto (sábado) - Dia de natação paralímpica (feminina e masculina) e basquete masculino, no SESC de Nova Iguaçu, a partir das 9h.

24 de agosto (domingo) - Basquete feminino e vôlei masculino, também no SESC, às 9h.

30 de agosto (sábado) - As provas de atletismo e atletismo paralímpico agitam a Vila Olímpica de Nilópolis, com atletas de todas as categorias dando show de superação.

31 de agosto (domingo) - É o grande dia! Finais de handebol e xadrez (feminino e masculino) na Vila Olímpica de Mesquita, a partir das 9h. E às 17h, a cerimônia de encerramento vai fechar o mês com chave de ouro!

Mais que competição, é transformação!

Os Jogos da Baixada não são só sobre vencer. Eles são sobre pertencer. Nas arquibancadas e ao redor das quadras, é bonito ver as comunidades vibrando juntas. Pais, professores, amigos e vizinhos se unem para torcer pelos talentos locais, num clima de orgulho e pertencimento que aquece o coração.

Além disso, o evento movimenta o comércio local, valoriza os espaços públicos esportivos e fortalece políticas públicas voltadas à juventude. É um impacto que vai muito além das medalhas.

Com mais de 20 anos de história, os Jogos da Baixada seguem firmes como uma das maiores vitórias do esporte educacional do estado. Uma verdadeira vitrine para novos talentos e uma ponte para sonhos maiores. Em 2025, com parcerias públicas e privadas, a missão continua: revelar potenciais, incentivar trajetórias e transformar vidas.

Então já sabe: prepare o tênis, aqueça a voz, chame os amigos e venha torcer! Porque na Baixada, o jogo nunca para.