A bola vai rolar de novo na Baixada Fluminense e, desta vez, o destino é Queimados. O município recebe neste fim de semana a segunda etapa da 26ª edição dos Jogos da Baixada 2025, um dos eventos esportivos mais tradicionais do estado. Com entrada gratuita, os jogos acontecem no Ginásio Metodista e prometem agitar torcedores, famílias e amantes do esporte.
No sábado (16), a disputa será com o futsal feminino, reunindo equipes sub-14 de vários municípios. Já no domingo (17), é a vez do futsal masculino entrar em quadra, garantindo partidas cheias de emoção. As rodadas começam sempre às 9h.
Para o prefeito de Queimados, Glauco Kaizer, sediar parte das competições é motivo de orgulho. "Receber os Jogos da Baixada é mais do que um evento esportivo, é abrir as portas da nossa cidade para o talento, a integração e a esperança da nossa juventude. O esporte transforma vidas e ver Queimados ser palco desse movimento nos enche de alegria", afirmou.
O torneio, Realizado pelo jornal O Dia, apresentação do Sesc, com patrocínio ouro da Light, Lei de incentivo da Secretaria de Esporte e Lazer do Governo do Estado do Rio de Janeiro, patrocínio prata da Caixa Econômica Federal (CEF) e Governo Federal reúne 13 cidades: Mesquita, Nilópolis, Itaguaí, Paracambi, Japeri, Seropédica, São João de Meriti, Belford Roxo, Queimados, Nova Iguaçu, Guapimirim, Magé e Mangaratiba.
A abertura oficial, no dia 9, em São João de Meriti, já deu o tom: vôlei feminino e futebol de campo masculino abriram a disputa. No vôlei, ouro para Nova Iguaçu, prata para São João de Meriti e bronze para Paracambi.
Talita Santana, atleta de vôlei de 14 anos, representou Belford Roxo. "Mesmo sem a vitória, fico feliz por levar o nome da minha cidade. Me acolheram no time e desejo seguir carreira profissional. Acredito que estudar, treinar, contar com o apoio da família e ter fé em Deus é a base de tudo."
O técnico Anderson Saraiva também vibra com a participação. "Tenho muito entusiasmo por esse time de Belford Roxo. A importância dos Jogos da Baixada está na revelação de muitos atletas que saem daqui para o mundo. Toda essa vivência traz um aprendizado valioso."
No futebol masculino, Japeri e Guapimirim já estão na semifinal. São João de Meriti e Magé, além de Seropédica e Paracambi, disputam as vagas restantes.
Derak Alexandre, de 13 anos, começou a jogar aos 9 na Vila Olímpica de São João. *"Meu time foi classificado para seguir na competição e agora queremos trazer a vitória para a nossa cidade."
Adenilson Soares, técnico do time de São João de Meriti, mais conhecido como Kinho, está há cinco anos à frente do treinamento da equipe. "Estamos com novos alunos; realizamos um processo seletivo no qual todos puderam participar de forma igual. Acredito que talento com a bola todos têm, mas o projeto da Vila e a participação nos Jogos da Baixada aproximam esses meninos dos seus sonhos."
Além do futsal, os Jogos da Baixada contam com modalidades como futebol, vôlei, basquete, handebol, natação, atletismo, tecvoly e provas paralímpicas. A competição é voltada para atletas sub-14 e tem como marca a inclusão, a confraternização e a revelação de novos talentos.
Com o apoio da torcida e o talento dos atletas, Queimados promete viver um fim de semana eletrizante, fazendo história no maior evento socioesportivo da região.

