Jovem de Paracambi encara maior linha de ônibus do mundo

Há também quem vá se aventurar na linha de ônibus mais longa do mundo — reconhecida pelo Guinness Book — para ver o Flamengo em campo. Um busão da rota Rio de Janeiro-Lima, operada pela empresa TransAcreana, sai hoje da Rodoviária do Rio, às 13h, e terá rubro-negros a caminho da final da Libertadores. Um deles é Thalisson Neves, de 20 anos, morador de Paracambi, na Baixada Fluminense. Figurinha carimbada no Maracanã, o jovem vai sair do estado do Rio para um jogo pela primeira vez e, mesmo assim, se mostra disposto a encarar os pelo menos cinco dias na estrada.

O coletivo vai percorrer mais de 6.000km, com paradas em São Paulo, Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Porto Velho (RO) e Rio Branco (AC), e tem previsão de chegada a Lima na próxima sexta (28), véspera da final. Pode ser até que o desembarque aconteça poucas horas antes da partida. A volta está marcada para o dia seguinte à decisão (30), às 15h (de Brasília). O que alguns veem como perrengue, para Thalisson, é motivo de empolgação.

"Não estou conseguindo dormir direito tem uns 10 dias. Na verdade, desde que comprei o ingresso, dia 8. Dali pra frente, não estou conseguindo dormir legal. Fico pensando: 'como vai ser essa viagem?'", revela.

Pra financiar a viagem, contando as passagens de ida e volta, custos de alimentação, hospedagem e ingresso, Thalisson contou com a ajuda de muitos. A aventura só será possível graças a uma rifa virtual, que levantou dinheiro suficiente para realizar o sonho.

"Comecei a vender na rua, vender para parentes, para tentar arrecadar pelo menos o valor do ônibus. No início, achei que não ia dar, porque o valor era muito alto. Era o único jeito, porque eu não tinha condição de pagar uma passagem de avião. Graças a Deus, está tudo muito bem encaminhado. Agora, estou só na expectativa da viagem", relata.