O Flamengo conquistou os títulos da Copa Libertadores e do Campeonato Brasileiro em apenas cinco dias, nem festejou e já corre atrás da Copa Intercontinental, como é chamado o extinto Mundial Interclubes. Sonhando com uma nova conquista, o Flamengo vai ter um time recheado de garotos para a sua despedida da temporada nacional. O supercampeão enfrenta o Mirassol, neste sábado, a partir das 18h30, no Estádio José Maria de Campos Maia, pela 38ª rodada.
Antes mesmo de entrar em campo já como campeão, os principais jogadores do Flamengo viajam para Doha, no Catar, onde será disputado o Intercontinental. A delegação embarca na manhã de sábado e a estreia está marcada para a próxima quarta-feira (10), diante do Cruz Azul, do México, às 14h (de Brasília).
Campeão antecipado com 78 pontos após vencer o Ceará por 1 a 0 no Maracanã lotado, a opção da diretoria foi 'cumprir tabela' com um time alternativo, formado em grande por maioria por atletas do sub-20, sob o comando de Bruno Pivetti. O clube repete a estratégia adotada no início da temporada, quando disputou boa parte do Campeonato Carioca com a sua base, com apenas alguns profissionais sendo utilizados para 'compor o time'.
Entre os escolhidos para este jogo no interior paulista está o atacante Michael. Sem espaço com o técnico Filipe Luís, ele quer aproveitar a oportunidade para mostrar que ainda pode ser útil. A lista também conta com outros atletas conhecidos, como o volante Evertton Araújo e o centroavante Wallace Yan, promessas da base e que fazem parte dos planos do treinador. O goleiro Dyogo Alves, terceira opção, deve também aproveitar a chance de ser escalado. Estes jogadores, depois, vão seguir para o Catar.
O Mirassol promete não tirar o pé e fechar com 'chave de ouro' a sua primeira e brilhante participação na elite brasileira. Entra em campo também com objetivo cumprido, porque após vencer por 2 a 0 o Vasco, no Rio, confirmou vaga inédita na fase de grupos da Libertadores de 2026.
Invicto como mandante, com 12 vitórias e seis empates, o time comandado por Rafael Guanaes já garantiu a quarta colocação, com 66 pontos. Não pode ser alcançado pelo Fluminense, quinto, com 61, e não pode alcançar o Cruzeiro, terceiro colocado, com 70.
Rafael Guanaes ainda aguarda definição do departamento médico sobre a presença do lateral-esquerdo Reinaldo, que se recupera de um edema no calcanhar direito. Ele é o artilheiro do time no campeonato, com 13 gols. Caso não seja liberado, Felipe Jonatan vai seguir como dono da vaga, como aconteceu em São Januário.
O atacante Carlos Eduardo, grande destaque na vitória sobre o Vasco, deve voltar ao ataque no lugar de Alesson. O atleta começou no banco diante do Cruzmaltino, mas entrou no segundo tempo para marcar um gol e dar uma assistência, sendo decisivo no triunfo.
O volante José Aldo espera uma chance para começar jogando no lugar de Neto Moura, formando o meio-campo titular com Danielzinho e Shaylon.
A antecipação do jogo, que seria inicialmente disputado domingo, e a presença de um 'time de base' do Flamengo diminuiu aquela expectativa pela presença inédita do time carioca na cidade. Mas a direção do clube paulista estima num público superior a 10 mil torcedores no Maião.
FICHA TÉCNICA
MIRASSOL X FLAMENGO
MIRASSOL - Walter; Lucas Ramon, João Victor, Jemmes e Reinaldo (Felipe Jonatan); José Aldo, Danielzinho e Shaylon; Negueba, Renato Marques e Carlos Eduardo. Técnico: Rafael Guanaes.
FLAMENGO - Dyogo Alves; Daniel Sales, João Victor, Iago e Wanderson; Evertton Araújo, Pablo Lúcio e Guilherme; Joshua, Wallace Yan e Michael. Técnico: Bruno Pivetti (interino).
ÁRBITRO - Lucas Casagrande (PR).
HORÁRIO - 18h30.
LOCAL - Estádio Municipal José Maria de Campos Maia, em Mirassol (SP).

