O Flamengo inicia nesta quarta-feira mais um capítulo de sua história internacional. Embalado pelos títulos da Copa Libertadores e do Campeonato Brasileiro, o time carioca disputa as quartas de final da Copa Intercontinental de 2025, enfrentando o Cruz Azul, do México, às 14h (de Brasília), no estádio Al Rayyan, no Catar.
O vencedor do 'Dérbi das Américas' enfrentará o Pyramids, do Egito, na semifinal. O time africano superou por 3 a 0 o Auckland City, da Austrália, e depois ganhou por 3 a 1 do Al-Ahli, em Jidá, na Arábia Saudita, em setembro. Agora aguarda o seu adversário para definir o segundo finalista da Copa Intercontinental.
Campeão da Liga dos Campeões na última temporada, o Paris Saint-Germain aguarda para conhecer seu adversário na grande decisão do torneio mundial.
O Flamengo inicia a competição de olho no seu segundo título mundial, para repetir o feito de 1981. Na ocasião, o time era liderado por Zico e tinha craques como os laterais Leandro e Júnior, os zagueiros Marinho e Mozer e o goleiro Raul. Os volantes Andrade e Adílio davam a sustentação para a movimentação dos meias Tita e Lico, com o artilheiro Nunes no comando de ataque.
No primeiro grande desafio da competição, o técnico Filipe Luís poderá contar com praticamente todo o elenco campeão da América. A única ausência confirmada é Pedro, ainda em recuperação de lesão na coxa esquerda. O camisa 9 realiza trabalhos físicos no gramado, porém não participou das atividades com o restante do elenco em Doha.
A volta de Léo Ortiz, afastado desde o dia 29 de outubro, cria dúvida na defesa. O zagueiro foi titular durante a temporada, mas Danilo, autor do gol que garantiu o tetra da Libertadores, ganhou moral e briga por vaga na zaga ao lado de Léo Pereira. Tanto Ortiz como Pedro devem seguir preparação especial para serem usados, eventualmente, nos próximos jogos.
Com isso, a tendência é manter o time-base utilizado nas decisões recentes. A referência ofensiva deve ser novamente Bruno Henrique, ocupando o papel deixado por Pedro. Segundo Filipe Luís, a antecipação do título brasileiro ajudou na organização da viagem e na adaptação ao fuso: "A logística foi muito bem preparada Acredito que o time chega em boas condições físicas para disputar esse jogo."
Apesar da viagem de 17 horas, o clube reservou um avião luxuoso, um modelo Boeing 767-300 VIP, com capacidade para 96 assentos que viram cama. Além disso, houve uma preocupação especial com a alimentação e a adaptação ao fuso horário, respeitando a diferença de seis horas com o horário do Brasil. Depois disso, os jogadores puderam descansar e treinar.
Sobre o jogo, Filipe Luís mantém o respeito ao adversário, porém, mantém a confiança no seu time. "Todos os times que estão aqui têm grandes jogadores e vão dar o máximo. Mas o Flamengo também está bem preparado. Sabemos da exigência que existe no Flamengo, mas todos nós queremos ir mais longe possível dentro da competição. Nos dá confiança por ter obtido os maiores números do campeonato mais difícil do mundo, que o Brasileiro, com tantos jogos que fizemos. Os jogadores fizeram um campeonato extraordinário, o que me deixa muito orgulhoso. A prioridade agora é este primeiro jogo."
Do outro lado, o Cruz Azul chega ao Mundial, como o atual campeão da Concachampions, título conquistado com um contundente 5 a 0 sobre o Vancouver Whitecaps. No histórico da competição, divide com o América-MEX o posto de maior vencedor, com sete troféus.
Em 2025/2026, a equipe soma bons números: 21 jogos, 11 vitórias, 8 empates e apenas 2 derrotas, com 37 gols marcados e 24 sofridos. Mas no último sábado acabou eliminado da semifinal do Campeonato Mexicano após empatar por 1 a 1 com o Tigres, que ficou com a vaga na final por ter marcado dois gols no empate por 2 a 2, quando atuou como visitante.
O Cruz Azul é comandado pelo argentino Nicolás Larcamón, conhecido do torcedor brasileiro após breve passagem em 2024 pelo Cruzeiro, onde ficou por apenas 14 jogos, sendo eliminado da Copa do Brasil e perdendo o título mineiro para o rival Atlético.
Entre os destaques do time, surge o atacante Luka Romero, de 21 anos, apelidado de 'novo Messi'. O elenco também possui o uruguaio Gabriel Fernández, o mexicano Ángel Sepúlveda e o meia Carlos Rodríguez, referência técnica no setor. Outro nome conhecido da torcida do Flamengo é Lorenzo Faravelli, campeão da Recopa sobre o Flamengo em 2023 pelo Independiente del Valle.
O Cruz Azul tem dúvida na defesa: o zagueiro Jesús Orozco, titular e convocado constantemente pela seleção mexicana, se machucou na semifinal do torneio nacional e pode ficar fora.
FICHA TÉCNICA
FLAMENGO X CRUZ AZUL-MEX
FLAMENGO - Rossi; Varela, Danilo, Léo Pereira e Alex Sandro; Erick Pulgar, Jorginho e Arrascaeta; Carrascal, Bruno Henrique e Samuel Lino. Técnico: Filipe Luís.
CRUZ AZUL - Gudiño; Sánchez, Willer Ditta, Erik Lira, Piovi e Campos; Jeremy Márquez e Faravelli; Rivero, Sepulveda e Fernández. Técnico: Nicolás Larcamón.
ÁRBITRO - Glenn Nyberg (SUE).
HORÁRIO - 14h (de Brasília.
LOCAL - Estádio Ahmad bin Ali, Al Rayyan (Catar).

