A primeira rodada do Campeonato Carioca começa oficialmente nesta quarta-feira e já conta com a participação do Fluminense, segundo maior campeão da história e um dos favoritos ao título. Atrás de sua 34ª conquista do estadual, o time da Laranjeiras enfrenta o Madureira, no estádio Luso-Brasileiro, na Ilha do Governador, a partir das 19h. O Maracanã segue em reformas.
A preparação do Fluminense foi dividida em duas partes. O elenco principal, que encerrou a última temporada, se reapresentou apenas no dia 8 de janeiro. Já um grupo formado por garotos da base e jogadores pouco utilizados voltou aos treinos no dia 2 de janeiro, recebendo assim uma oportunidade de ouro para mostrar serviço logo no início do ano.
O grupo principal tricolor deve entrar em campo a partir da terceira rodada, como também programaram Flamengo e Vasco. Mas a comissão técnica contará com o lateral-esquerdo Guilherme Arana e com o zagueiro Jemmes, contratados após se destacarem por Atlético-MG e Mirassol, respectivamente.
Entre os destaques do grupo que encara o Madureira estão o meia paraguaio Ruben Lezcano e o atacante colombiano Santi Moreno. Os dois tiveram problemas de adaptação no primeiro ano de clube e ainda buscam se firmar nas Laranjeiras. O promissor Riquelme Felipe também deve começar jogando no setor ofensivo.
Outra novidade é o centroavante John Kennedy que antecipou o retorno das férias para ganhar ritmo e provavelmente estará entre os titulares. Ele voltou ao clube no ano passado após empréstimo junto ao Pachuca, do México, mas não foi bem nas vezes que foi escalado.
O técnico Luís Zubeldía não estará à beira do gramado. Ele passou por uma angioplastia com Stent no coração e, apesar da expectativa inicial de retorno, precisará de até 15 dias para se recuperar completamente. Com isso, a equipe será liderada por Maxi Cuberas, auxiliar do argentino, e Marcão, auxiliar permanente do clube.
O principal nome do Madureira é o volante Rodrigo Lindoso, que atuou pelo Fluminense em 2011, mas foi pouco aproveitado. Ele também tem passagens por Botafogo, Internacional, Ceará e Operário-PR.
A equipe será comandada por Felipe Surian, que retorna ao futebol carioca, onde comandou o Volta Redonda em 2016 e a Portuguesa em 2022.
FICHA TÉCNICA
FLUMINENSE X MADUREIRA
FLUMINENSE - Vitor Eudes; Júlio Fidelis, Jemmes, Igor Rabello e Guilherme Arana; Wallace Davi, Otávio e Ruben Lezcano; Santi Moreno, John Kennedy e Riquelme Felipe. Técnico: Maxi Cuberas (Interino).
MADUREIRA - Neguete; Júlio César, Daniel Felipe, Marcão e Matheus Julião; Arthur Santos, Rodrigo Lindoso e Juninho; Everton Messias, Ricardo Oliveira e Vinícius Balotelli. Técnico: Felipe Surian.
ÁRBITRO - Alex Gomes Stefano.
HORÁRIO - 19h.
LOCAL - Estádio Luso-Brasileiro, no Rio de Janeiro (RJ).

