Ausente das últimas três semifinais do Campeonato Carioca, o Botafogo começa 2026 tentando escrever uma história diferente. Como nos últimos anos, um time alternativo começa a competição nas primeiras rodadas, inclusive hoje, na estreia, às 19h, contra a Portuguesa, no Luso-Brasileiro, mas a obrigação de pelo menos avançar para o mata- mata aumentou.
Não dá pra dizer que a estratégia de 'abandonar' o Estadual foi errada, já que Fogão passou a ser mais competitivo nos torneios mais importantes, com direitos aos títulos do Brasileiro e da Libertadores de 2024. Por outro lado, depois de o time passar o ano passado sem levantar um troféu sequer, a torcida cobra um caneco.
A missão de começar bem o Estadual, ao contrário dos últimos anos, recai novamente sobre a garotada do time sub-20, que estará desfalcada do centroavante Kadir, cedido à seleção principal do Panamá. Com isso, o atacante Kauan Toledo deve ser o centro das atenções. Pelo menos o risco de ficar de fora do mata-mata, desta vez, é menor, já que quatro dos seis integrantes de cada grupo avançam às quartas de final.
A Lusa, por sua vez, mostrou que pode dar trabalho. Contra a molecada do Flamengo, em jogo antecipado pela 5ª rodada, vencia por 1 a 0 até o final do segundo tempo, quando levou o empate.

