Em momentos distintos, Capivariano e Ponte Preta se reencontram após dez anos no Paulistão

Após dez anos, Capivariano e Ponte Preta voltam a se enfrentar neste sábado, às 18h30. Os times duelam no estádio Carlos Colnaghi, em Capivari (SP), pela terceira rodada do Paulistão. Enquanto a equipe da casa quer manter o ritmo crescente, o adversário campineiro ainda busca os primeiros pontos.

A última vez que o Capivariano enfrentou a Ponte Preta foi em 2016, ano de sua última participação na elite estadual até seu retorno neste ano. No mesmo local, os times empataram sem gols. Naquela edição, o time de Capivari foi rebaixado com apenas nove pontos em 15 partidas.

De volta à elite, o Capivariano foi duramente goleado pelo São Bernardo, por 4 a 0, na estreia. Depois, porém, se recuperou ao vencer a Portuguesa por 1 a 0. Com três pontos, aparece em 11º lugar.

Com a primeira vitória, Elio Sizenando tem tudo para repetir a escalação. Entretanto, ele gostou da melhora que o time teve com as alterações no jogo contra a Portuguesa, que deram mais velocidade na transição ofensiva. Com isso, uma ou duas alterações no setor não estão descartadas.

Sizenando destacou a importância do duelo com o primeiro objetivo da permanência na elite. "É um jogo muito importante, praticamente um jogo de seis pontos. A Ponte também vem enfrentando dificuldades, mas temos todas as condições de conquistar um bom resultado, o que seria muito importante para nós", projetou.

Se o clima em Capivari é de otimismo, em Campinas a situação é bem diferente. A Ponte Preta, apesar do título da Série C na temporada passada, retornando à Série B, não resolveu problemas extracampo, principalmente de atrasos salariais. Isso influencia muito dentro do gramado e o time perdeu seus dois primeiros jogos: contra o Corinthians, por 3 a 0, e diante do Velo Clube, por 1 a 0. O time forma o Z-2 junto com a Portuguesa, que também está zerada.

Com a grave crise financeira, a Ponte Preta sofreu um transfer ban e não pode inscrever reforços. Jogadores como Thiago Coelho, Lucas Justen, David Braz, Lucas Cunha, Walisson Maia, Tárik, Cristiano, Herbert e Vitor Pernambucano seguem fora de combate por conta disso. Outros jogadores chegaram a treinar na Ponte Preta, mas deixaram o clube por conta da incerteza.

Além disso, alguns jogadores estão atuando no sacrifício, como relatou o zagueiro Saimon após a última partida. O lateral-direito Pacheco é um deles e pode ser substituído por Júlio.

A tendência é que Marcelo Fernandes mantenha a base dos últimos jogos, utilizando até jogadores do sub-20. O treinador também confirmou a situação dos jogadores e fez um alerta importante.

"Voltamos só no dia 2 de janeiro. Está faltando condição física. É uma dificuldade muito grande. Não dá para projetar nada. Tem jogador atuando no limite, outros machucados. O que posso dizer é que faltam seis jogos para salvar a Ponte no Paulistão. Ou a gente muda o cenário ou vamos cair de novo. Vamos lutar até o fim", declarou o técnico.

FICHA TÉCNICA

CAPIVARIANO X PONTE PRETA

CAPIVARIANO - Guilherme Nogueira; Diogo Mateus, Octávio, Wendel Lomar e Leonan; Bruno Silva, Vinícius Guedes, Ravanelli e Mike; Felipe Azevedo e Vinícius Popó. Técnico: Elio Sizenando.

PONTE PRETA - Diogo Silva; Pacheco (Júlio), Saimon, Diego Leão e Gabriel Braga; Rodrigo Souza, Gustavo Telles e Elvis; Diego Tavares, Bruno Lopes e Lukinha. Técnico: Marcelo Fernandes.

ÁRBITRO - Fabiano Monteiro dos Santos.

HORÁRIO - 18h30.

LOCAL - Estádio Carlos Colnaghi, em Capivari (SP).