Cruzeiro pega Grêmio para consolidar reação e sair da zona de rebaixamento do Brasileirão

Na busca por consolidar sua reação no Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro fará um duelo de gigantes com o Grêmio neste sábado, às 20h30, no Mineirão, em Belo Horizonte (MG), pela 12ª rodada. O time mineiro quer a segunda vitória seguida para sair da incômoda zona de rebaixamento, enquanto o adversário gaúcho vive jejum de quatro jogos.

O Cruzeiro iniciou o Brasileirão muito abaixo do esperado, inclusive sendo goleado na estreia por 4 a 0 para o Botafogo. Mas conseguiu suas duas primeiras vitórias nos últimos três jogos: bateu o Vitória, por 3 a 0, e o Red Bull Bragantino, por 2 a 1, ambos em casa. Com isso, saltou para dez pontos e aparece ainda na 17ª colocação, mas colando nos adversários. O Corinthians, primeiro fora do Z-4, tem 11. No meio de semana, porém, perdeu para a Universidad Católica, do Chile, por 2 a 1, pela Libertadores.

O técnico Artur Jorge pode usar a partida para poupar alguns jogadores e dar ritmo a jogadores que retornaram. O volante Lucas Romero, por exemplo, foi relacionado na Libertadores após problemas musculares, mas não jogou. Kaio Jorge ainda é dúvida por um problema no púbis e sua presença só vai ser definida momentos antes do jogo.

Artur Jorge, que renovou seu contrato até 2030, admitiu frustração com a derrota na Libertadores, mas focou no desempenho do time. "A palavra é frustração, porque foi um jogo em que criamos e dominamos. O resultado pode travar a evolução dos resultados, mas não trava a evolução da equipe."

O Grêmio tem campanha um pouco melhor, com 13 pontos na 12ª posição. O momento, porém, não anima muito. Após derrotas para Vasco e Palmeiras, ambas por 2 a 1, ainda empatou sem gols com Remo e Internacional, chegando a quatro jogos sem vencer. Na última terça-feira, ao menos bateu o Deportivo Riestra, da Argentina, por 1 a 0, pela Copa sul-americana.

Para montar o time, o técnico Luís Castro não poderá contar com o zagueiro Viery, expulso diante do Internacional. Após o julgamento, ele pegou apenas a suspensão automática. Assim, o setor deve ser formado por Gustavo Martins e Wagner Leonardo. Villasanti, João Pedro, Willian e Marlon seguem no departamento. Os dois primeiros estão em fase de transição e mais próximos do retorno.

Pressionado, Luís Castro disse que a criação do Grêmio está boa, mas que o time precisa melhorar a conclusão das jogadas. "Eu acho que o Grêmio não apresentou dificuldades na criação das jogadas, senão não conseguiria ter 82% de posse de bola. Foi uma construção segura. Tivemos, sim, dificuldade em finalizar. Agora, na criação, não teve qualquer tipo de problema."

FICHA TÉCNICA

CRUZEIRO X GRÊMIO

CRUZEIRO - Matheus Cunha; Fagner, Fabrício Bruno, Jonathan Jesus e Kaiki; Lucas Silva (Lucas Romero), Gerson, Matheus Pereira e Christian; Villarreal (Kaio Jorge) e Arroyo. Técnico: Artur Jorge.

GRÊMIO - Weverton; Pavon, Gustavo Martins, Wagner Leonardo e Pedro Gabriel; Noriega, Arthur e Nardoni (Monsalve); Amuzu, Carlos Vinícius e Enamorado. Técnico: Luís Castro.

ÁRBITRO - Raphael Claus (SP).

HORÁRIO - 20h30.

LOCAL - Mineirão, em Belo Horizonte (MG).